A Secretaria Municipal de Educação (Smed) lançou nesta terça-feira (16), o Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei)”. A cerimônia foi realizada no auditório do Colégio Estadual Prof.ᵃ Heleusa Figueira Câmara, com a presença de professores e coordenadores da Educação Infantil, além de crianças de quatro a cinco anos.

O Programa foi instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, com objetivos de assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental e a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no terceiro, quarto e quinto anos, afetadas pela pandemia.

Ele é fomentado e fortalecido por regime de colaboração entre Estados, Distrito Federal, Municípios e União. Organizado em cinco eixos estruturantes, no qual gestores, professores, pesquisadores e demais profissionais se esforçam na construção de espaços formativos favorecendo a reflexão, numa perspectiva crítico-colaborativa, sobre práticas educativas de docentes da Educação Infantil (quatro e cinco anos), com ênfase na oralidade, leitura e escrita.

Representando o secretário municipal Edgard Larry, a subsecretária Selma Maria afirmou que três instâncias unidas para que os alunos consigam ter uma alfabetização no tempo certo e de forma hábil, representa crescimento significativo para que os alunos do ensino fundamental avancem. “Hoje sinto que a educação está conseguindo avançar. O ensino fundamental é muito importante e a presença de vocês aqui mostra que vocês estão comprometidos com uma educação de qualidade”.

Para a articuladora Regional, Nicéia Melo, professora há 28 anos, a educação transforma. “O melhor presente que tive foi no ano passado ter ido trabalhar no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Simão. Tive amor e carinho com todos lá”. Ela acrescentou ser necessário continuar olhando para a educação infantil com entusiasmo, encantamento, do brincar e do sorrir. “Se levarmos para outros níveis da educação, vamos fazer uma transformação”.

A também articuladora regional, Dayana Novais, disse que esse programa é muito importante para a educação infantil. “Na educação infantil que aprendemos a desenvolver várias habilidades cognitivas, motoras. Trabalhei pouco nesta área, mas vibrava junto com os alunos quando eles faziam novas descobertas”. Segundo ela, é neste momento que o professor pode fazer a diferença na vida dos seus alunos. “É agora que posso criar situações que vão facilitar a alfabetização nas séries seguintes. Vamos aproveitar o momento porque temos preciosidades nas mãos”.

Ao final, as articuladoras elogiaram a equipe municipal do Núcleo Pedagógico que estará trabalhando na formação dos coordenadores e professores para o Programa Leei, a saber Átila Silva Ramos, Júlia Alves dos Santos, Kátia Prado Amorim, Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira e Séfora Barros da Silva.