Educação
Postado em 14 de novembro de 2023 as 18:31:43
A última etapa do Curso de Gestor Escolar, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi concluída nessa segunda-feira (13), com a avaliação presencial. Os aprovados estarão aptos a concorrer às eleições para os cargos de diretor e vice, nas unidades de ensino do município, que vão ocorrer em dezembro. O decreto que regulamenta o processo eleitoral para o biênio 2024/2025 foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (14).
O coordenador Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, explicou que o curso e a avaliação atendem a três legislações. “A primeira é o Plano de Carreira do Magistério, que prevê uma eleição de diretores entre os professores efetivos da rede. A segunda exigência é o que prevê o Plano Municipal de Educação (PME), estabelecendo que antes da eleição deve ter um curso para preparar os futuros gestores, que são os professores que se colocam à disposição para serem futuros diretores da rede. E por fim, mais recentemente, em 2020, pela nova lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é necessário que aqueles que vão se candidatar sejam submetidos a uma avaliação”.
- Ronilson e equipe do Núcleo Pedagógico responsável pela aplicação da avaliação
- Reinaldo Alves
Para o professor do Centro Educacional Moisés Meira, distrito de José Gonçalves, Reinaldo Alves de Santana, o curso foi excelente. “Primeiro que ele foi on-line, permitiu que o professor na comodidade do seu lar pudesse fazer com mais calma, algo muito positivo”. Ele também elogiou as temáticas e afirmou que os palestrantes foram excelentes. “Agregou muito conhecimento para aqueles que já são gestores e que, porventura, estão retornando novamente para serem candidatos, e aos novos. Acho que traz uma formação bem sólida para assumir uma função que é muito emblemática de gestor escolar, sobretudo nos tempos atuais, cujos desafios são enormes”. Ele também elogiou a avaliação. “Toda baseada no que foi discutido do curso, bem no contexto interpretativo. Objetiva, mas também subjetiva ao mesmo tempo”, concluiu.