Educação
Postado em 26 de fevereiro de 2025 as 17:10:33
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está com inscrições abertas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L1 para surdos. Direcionado a este público específico, e com oito matrículas já efetuadas, o objetivo é ensinar pessoas com perda auditiva bilateral ou unilateral que desejam se comunicar em língua de sinais.
A gerente da CIL, Jaqueline França, explica que muitas vezes, após o diagnóstico da surdez, é comum a família seguir algum tipo de tratamento clínico e o surdo não tem acesso à informação sobre como ser inserido na comunidade surda. Por isso, na maioria dos casos a única forma de comunicação é por gestos, mímicas ou sinais caseiros”.

Jaqueline
Inscrições – Pensando nesse público, a CIL abriu as inscrições criando uma possibilidade para essas pessoas, visto que a Libras é uma língua reconhecida através da Lei 10.436/2002, como a língua oriunda da comunidade surda. “Este indivíduo fará a transição de uma comunicação empírica para outra língua totalmente legitimada”.
As inscrições vão até esta sexta-feira – 28 de fevereiro. Os interessados devem ir pessoalmente à sede da CIL, localizada na Avenida Braulino Santos, 1157, Candeias, portando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (originais e cópias).
Curso – O curso tem duração de 80 horas. Começa no dia 10 de março com previsão de terminar em maio de 2025. As aulas serão presenciais, no turno da manhã, com dois encontros semanais. Será ministrado pela graduanda de Letras/Libras, Ruth Santana, que faz parte do quadro de estagiários da Smed e estará acompanhado cada aluno em suas especificidades pedagógicas, lembrando que a metodologia utilizada terá uma pedagogia visual e bilíngue, criando condições para esses alunos, após o término do curso, darem continuidade aos estudos, por exemplo, o curso de língua portuguesa para surdos como L2.
L1 e L2 – A L1 é a língua para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1 (primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país, sendo a língua portuguesa como língua de instrução.