A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, encerrou, com um evento, as atividades do Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan) 2023 e aproveitou para planejar as ações do próximo ano. Durante o ato, que contou com apresentações de alunos da Escola Municipal Conquista Criança e da Creche Conveniada Bela Vista, cerca de 100 escolas que trabalham com a Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental I receberam certificados de participação. O projeto alcançou cerca de 14 mil alunos.

O secretário Edgard Larry parabenizou a equipe e as escolas pelo trabalho realizado em 2023. “Estamos encerrando este exitoso projeto que continuará em 2024, para alcançar mais alunos”. Ele também destacou o trabalho pedagógico feito pela alimentação escolar. “Nosso projeto quando assumimos a Smed, inclusive sob orientação e pedido da nossa prefeita Sheila Lemos, era darmos na alimentação escolar uma condição diferenciada para os nossos alunos e o resultado é este Projeto de Educação Alimentar e Nutricional, que hoje tem sido de grande importância para a rede municipal de educação”.

O coordenador de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, disse que a cerimônia era também de agradecimento porque não existe Projeto Educan sem coordenador Pedagógico, sem professor, sem o monitor dentro da sala de aula. “Hoje nós vamos apresentar os resultados, depoimentos de pais, alunos, professores, como o projeto impactou este ano na vida deles, na atividade escolar”.

Ele relembrou que a iniciativa já foi premiada, sendo reconhecida pelo Laboratório Internacional Panamericano como a 23ª experiência a nível Brasil. “Nordeste só teve seis reconhecimentos e estamos entre eles”. A meta para o próximo ano é atingir entre 20 e 25 mil alunos. “Pretendemos expandir o Educan para todo o Fundamental I no primeiro semestre. No segundo semestre, Fundamental II e EJA. Queremos atingir entre 50% e 60% do alunado da rede já no ano que vem”, afirmou Rodrigo.

Para a coordenadora Pedagógica do Conquista Criança, Fernanda Santos Guerra Lobo, os resultados foram positivos. “Temos percebido a conscientização das crianças em relação à alimentação saudável, novos hábitos alimentares, a importância de eliminar do cardápio alimentos processados e industrializados”, disse, acrescentando que em 2024,0 a parceria continua.