Educação
Postado em 3 de dezembro de 2024 as 18:05:37
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico, realizou nesta terça-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a cerimônia de encerramento do Projeto “Cirandando: Vivências na Educação Especial”, que chegou à quinta edição em 2024.

Público prestigiando o 5º Cirandando
Na programação, houve apresentações culturais com alunos da rede mostrando seus talentos e potencialidades. Chiara Rondini Araújo, aluna do 6º ano na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, tem diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela foi uma das atrações, cantando e tocando no teclado três músicas em inglês. Sua mãe, Alvânia Brito Araújo, explicou que, há dois anos, elas vieram da Itália para Vitória da Conquista, por considerarem a cidade e sua sociedade mais inclusivas.
Alvânia elogiou o trabalho desenvolvido pela Rede Municipal com sua filha por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). “Chiara agora solta a voz. Essa inclusão que fizeram com ela na escola, todo mundo se importa, ela tem amigos. Ela melhorou cerca de 80% no convívio social. A Rede Municipal está sendo fantástica. O Cirandando está lindo. Estou contente em participar e Chiara também”, contou a mãe de Chiara.
- Chiara Raújo e a mãe, Alvânia
- Kaane, da Escola Iza Medeiros, fez uma contação de história
- Apresentação musical em Libras da EM Frei Serafim do Amparo
Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, trata-se de mais um projeto exitoso da Rede Municipal de Ensino, que acontece durante todo o ano letivo. “Muito importante este momento, ainda mais na data que comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Estamos reafirmando o compromisso do governo Sheila Lemos de disseminar, na Rede Municipal, ações permanentes na área da inclusão social, da garantia principalmente de acesso à educação para nossos alunos com deficiência”, discursou Larry.
A coordenadora Mara Viana destacou a Mostra Cultural trazida pelo evento: “São os materiais expostos na Prefeitura da Zona Oeste, produzidos pelos nossos próprios alunos. Foram confeccionados nas escolas durante todo o ano, através das ações propostas pelo Projeto Cirandando”. A exposição permanece aberta à visitação do público até o final desta semana.
- Edgard Larry
- Mara Viana
- Naira
Além das apresentações culturais, foi ministrada a palestra “Cuidando de quem cuida”. A palestrante foi a psicopedagoga do CAPS IA, Naira Rosana Gomes Lima. A respeito do tema, ela afirmou que seria voltado para quem acompanha pessoas que têm alguma limitação ou deficiência. “Essas pessoas que cuidam entram num grau de estresse, ansiedade, por muitas vezes não se olhar e não reconhecer a necessidade do autocuidado”, explicou Naira. Ao final, ela apresentou as instituições existentes na rede e que são destinadas a acolher essas pessoas.
Durante esta ação, as crianças permaneceram num espaço lúdico separado, com pipoca, brincadeiras e outras formas de entretenimento.



















