Educação
Postado em 6 de julho de 2023 as 16:23:54
Com o objetivo de tratar da retomada do “Selo Escola Transparente” e da implantação do Programa de Educação Fiscal e Controle nas escolas da rede municipal, representantes das secretarias Municipal de Educação (Smed) e da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção se reuniram para buscar formas de colocar essas ações em prática.
Segundo o secretário de Transparência, Mateus Novais, esse é o melhor momento para retomar o Selo Escola Transparente, suspenso por conta da pandemia. Essa ação, realizada em parceria com a Smed, envolve diretamente à execução do caixa escolar. “A ideia é premiar, conceder este selo para as escolas que melhor executarem o recurso do caixa escolar ao longo do ano e que isso se desenvolva depois para que a comunidade também tenha acesso a essas prestações de conta de uma forma mais fácil, por meio digital”, disse Mateus.
- Mateus Novaes
- Edgard Larry
Sobre o Programa de Educação fiscal e Controle, Mateus explicou que estarão envolvidas três secretarias: Transparência, Educação e Finanças. “Essas três secretarias envolvidas numa grande ação de melhoria da execução desse recurso público lá na escola e fazendo com que tanto os gestores escolares quanto à comunidade escolar, e os alunos também, possam estar envolvidos e entender o que é um recurso público, como ele deve ser aplicado e como deve ser prestado conta”. Ele acrescentou ainda que a ideia é que gestores escolares e líderes da comunidade entendem o que é um recurso público e como é que aquela escola, aquele equipamento público pertence a eles.
O secretário Edgard Larry agradeceu a visita e se mostrou muito animado com as duas propostas. Solicitou que logo seja formado um grupo de trabalho para iniciar os trabalhos de implantação na rede das duas propostas o quanto antes. “São projetos excelentes que vão dar mais transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos. A escola tem que andar junto, ter a máxima participação da comunidade, e vemos que estes dois projetos podem nos ajudar para que tenhamos este maior envolvimento”, ressaltou.