Educação
Postado em 14 de junho de 2023 as 15:52:14
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Programa Educar Pra Valer, está realizando mais uma formação para os professores que ensinam do 1º ao 5º ano da rede municipal. O evento aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb. O objetivo é refletir e trabalhar práticas de atuação pedagógica de forma mais assertiva para o aprendizado dos alunos e qualificar o olhar pedagógico da gestão escolar para estar mais próximo, acompanhando professores e alunos.
Para a professora e formadora do Programa Educar Pra Valer, Tarjara Almeida, os diretores e coordenadores podem prestar apoio aos professores, em sala de aula, para que eles possam valorizar o conhecimento prévio que a criança tem e a grande capacidade de absorção das coisas, sabendo explorar a situação problema na matemática ou nos textos que elas estão lendo e inclusive explicando ou comprovando as suas respostas. “É uma forma bem autônoma que precisamos desenvolver nas crianças, para que eles desenvolvam a capacidade de compreender o que estão fazendo, o que estão lendo. O resultado é que as aprendizagens serão mais qualificadas dentro da escola”., disse Tarjara.
- Tarjara Almeida
- Ronilson Ferreira
- Antônio Tavares
O professor e coordenador Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, disse que o objetivo da formação é discutir e debater aprendizagem. “A ideia é debater estratégias, verificar realmente aquilo que já estamos fazendo, analisar as dificuldades que porventura o professor tenha em sala de aula, e o gestor escolar é o condutor dessa ação pedagógica para que os alunos consigam ter esse melhor ritmo”. Ele também reforçou a importância da formação em relação às avaliações externas como prova Saeb (nacional) e Sabe (estadual). “Hoje, por exemplo, estamos discutindo as matrizes de referências de língua portuguesa e matemática do 2º, 5º e 9º ano, porque, assim, antecipadamente, sabemos o que vai ser solicitado para esses alunos e buscar as estratégias para que possamos fazer essa mediação e esse aluno conseguir realmente estar bem preparado, sabendo como resolver as questões e esperar que realmente faça uma boa prova”.
O diretor da Escola Municipal Helena Cristália Ferreira, Antônio Tavares, esta formação é muito importante, porque é feita com gestores e professores de maneira que a rede esteja toda conectada em torno de uma formação específica. “Agora, por exemplo, nós estamos discutindo as matrizes de referência de língua portuguesa e de matemática. Estamos todos envolvidos nesse processo de formação de capacitação e assim manter uma Unidade Escolar”. Ele também destacou a importância do aprendizado do aluno. “O aprender a aprender é um grande desafio, porque não adianta o sujeito apenas adquirir a habilidade de leitura, de decodificação, se ele não aprende também a interpretar, ir além daquilo que o texto lhe apresenta”, disse.