Educação
Postado em 2 de novembro de 2023 as 09:03:33
Duas ações importantes – o Projeto Interioriza e o Programa Mãos que Reciclam – foram tratadas durante reunião da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com representantes da Defensoria Pública do Estado da Bahia, realizada na sede do órgão estadual.
De acordo com a coordenadora regional da Defensoria Pública de Vitória da Conquista, Kaliany Gonzaga de Santana Ribeiro, o Projeto Interioriza pretende chegar a áreas distantes da sede para que seja descentralizada a atuação do órgão. “Em todas as edições nós utilizamos os espaços das escolas municipais como local para receber as famílias, levando atividades de extensão às comunidades da zona rural visitadas, a exemplo das comunidades quilombolas”.
Também foi abordada a execução do Programa Mãos que Reciclam, que será trabalhado de maneira pedagógica em algumas escolas da rede municipal escolhidas estrategicamente dentro dos principais territórios da cidade. “A nossa intenção é executar, de maneira estratégica, a gincana ecológica e a ação fim de ano sustentável, que são as duas principais ações que desenvolvemos nas escolas. Vamos priorizar, no ano de 2024, as escolas públicas municipais”, informou a defensora pública.
- Kaliany
- Edgard
Para firmar a parceria, será elaborado um termo de cooperação técnica entre a Defensoria Pública e a Smed, com direitos, deveres e atribuições bem definidas. O secretário Edgard Larry parabenizou a iniciativa da Defensoria. “Estamos de portas abertas para receber a Defensoria. Nossas unidades da zona rural estarão disponíveis para que a comunidade que mora nas regiões mais distantes do município tenha acesso aos seus direitos via Projeto Interioriza. Em relação ao Programa Mãos que Reciclam, mais uma novidade a ser implementada na rede, que assim estará formando cada vez mais cidadãos conscientes em preservar o planeta”, disse o secretário.