“Plano Municipal de Educação: para qual projeto de sociedade?” é o tema da audiência pública promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), de Vitória da Conquista, que está sendo realizada no auditório do Cap/Uesb. O evento segue até segunda-feira (12).

Com um público de aproximadamente 200 inscritos, a audiência está discutindo e analisando o atual Plano Municipal de Educação (PME) e seus resultados. A abertura, na quinta-feira (8), contou com duas palestras, uma online e outra presencial.

O Prof. e Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), destacou, em palestra virtual, a importância da temática. “A educação e os processos educacionais não estão alheios na perspectiva de uma sociedade que se queira construir”. Ele acrescentou que a temática é pensar o PME no horizonte do enfrentamento dos desafios com vistas a um modelo de sociedade que estamos comprometidos.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Marta Valéria Reis, foi a segunda palestrante, agora em modo presencial. “Uma honra participar do evento. O PME tem um grande significado para as redes de ensino”. Ela também abordou as conquistas do município em relação ao Ideb. “Nós temos hoje um resultado belíssimo na área. Tem as parcerias com o Educar Pra Valer, com a Moderna, e as ações pedagógicas que são realizadas entre coordenadores, gestores, professores e a própria Secretaria”.

Representando o secretário Edgard Larry, o coordenador líder no Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, afirmou que a expectativa para a audiência é a melhor possível. “Vamos debater a educação na sua plenitude. A audiência tem como objetivo discutir as metas do PME, que vai desde a infantil até a superior”. Ainda referindo-se ao tema, ele disse que a educação é o pilar da sociedade. “Vamos verificar as metas, o que alcançamos, o que não foi alcançado, discutir metas e estratégias. Quanto mais metas alcançadas, melhor para a sociedade”.

Justificando sua ausência presencial por conta de problemas de saúde, a coordenadora do Fórum Municipal de Educação (FME), a professora Talamira Taito afirmou que será feito um debate público sobre o relatório da equipe técnica que diz respeito à forma como o PME foi implementado a partir das ações públicas e privadas para fazer todas as metas e estratégias que constituem o PME. “Não podemos esquecer que somos todos frutos de um processo pandêmico que até hoje nos assombra. Entendermos o relatório é também entender circunstanciado a um processo de pandemia”.