Desenvolvimento Rural
Postado em 8 de junho de 2022 as 18:01:13
Buscando promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e gerar emprego e renda para as famílias que vivem na zona rural com ações que incentivem o aumento da produção de mandioca, o cultivo de umbu gigante, acerola, abacate e frutas cítricas e o melhoramento genético de aves, suínos, caprinos e ovinos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDR) criou o projeto “Vamos Produzir”.
Com o projeto, micro e pequenos agricultores recebem assistência técnica e orientações sobre as potencialidades produtivas de cada região através de palestras, oficinas e atividades de campo. Na segunda-feira (6), cerca de 60 produtores do Assentamento Cipó, no distrito de Cercadinho, conheceram o programa. Durante a reunião, os presentes também tiveram oportunidade de apresentar ao Governo Municipal demandas relativas à localidade.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos, no início do mês de julho os agrônomos da SMDR estarão no assentamento para dar início às orientações técnicas. “Também serão realizadas oficinas de enxertia, distribuição de mudas de umbu gigante para os agricultores locais e preparação do solo para o plantio”, completou.
O projeto prevê ainda a identificação e a recuperação de nascentes; construção de aguadas, instalação de cisternas e estímulo ao cooperativismo. O Vamos Produzir foi implantado em dezembro do ano passado e já deu início a algumas ações nas regiões de Lixa, Cercadinho, Bate Pé, Poço Comprido, Capinal, Roçadinho, Tanque Velho, Catarina e Iguá.