Publicações
Postado em 21 de novembro de 2025 as 10:20:52
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da equipe de agropecuária da Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), esteve nas fazendas Palestina e Lagoa de Justino, no distrito de José Gonçalves, para dar início ao trabalho de melhoramento genético dos rebanhos através da inseminação de vacas leiteiras.
O processo de inseminação do gado é realizado em três etapas: na primeira é inserido o hormônio nas vacas; na segunda, é retirado o hormônio; e na terceira etapa é feita a inseminação.

“Esse processo vem de um sonho que há muito tempo a gente tem, que é o de implantar o melhoramento genético e ter o desenvolvimento dos rebanhos aqui na região. É um processo bem detalhado, então acredito que, ao finalizar, deva melhorar bastante a concepção dos animais e ajudar na produção”; disse o produtor Felipe Silva.
Durante as visitas foram realizados o monitoramento das vacas que vão participar do projeto e que devem receber o hormônio. O médico veterinário João Gabriel, que faz parte da empresa que, em parceria com a Prefeitura, realiza as inseminações, disse que o resultado deve ser promissor para o gado de leite e também para o gado de corte.

“Estamos aqui na Fazenda Palestina iniciando o projeto de inseminação dos animais junto com a Prefeitura de Vitória da Conquista. Começamos protocolar as vacas e buscamos, através da inseminação, promover o melhoramento genético do rebanho. Esse trabalho que o nosso amigo Arlindo Rebouças e sua equipe está à frente, com certeza será um sucesso”, explicou.
“Queremos agradecer a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, através do secretário Breno Farias, pela oportunidade de estar participando do projeto que trará um resultado muito bom”, ressaltou o veterinário.
- Parte da equipe da SMDR
- Arlindo Rebouças e João Gabriel
“A nossa equipe está empenhada em realizar esse projeto de inseminação das vacas e nós temos os estudantes de medicina veterinária que trabalham na SMDR que estão nos acompanhando e também o veterinário João Gabriel, responsável por fazer a inseminação”; disse Arlindo Rebouças, coordenador de Agropecuária. “Essa ação da Prefeitura é muito importante para os produtores rurais da região, visto que a inseminação do gado de corte melhora a qualidade dos animais da fazenda e a inseminação do gado de leite irá melhorar a produção do leite na região”, finalizou o coordenador.







