A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) apresentou os projetos Citrus do Futuro e Umbu Gigante a representantes do Banco Bradesco. O encontro também possibilitou o diálogo sobre novas possibilidades de crédito e financiamento aos agricultores, além de tratar de questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo o secretário da SMDR, Breno Farias, o objetivo do encontro é fortalecer parcerias que impulsionam o desenvolvimento de produtores na região. “A Prefeitura já possui parceria com o Banco do Nordeste, por meio do programa AgroAmigo, que oferece microcrédito aos agricultores familiares. Agora buscamos firmar mais uma parceria, desta vez com o Banco Bradesco, para trazer novas possibilidades de crédito aos produtores da região”, afirmou Breno.

Breno Farias, Gustavo Barros, Daniel Aragão e Miquéias Brito

O gerente do Banco Bradesco, Daniel Aragão, apresentou o Programa de Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (Renovagro), oferecido pelo BNDES em parceria com instituições financeiras. “A gente quer estreitar o relacionamento do Banco Bradesco com os produtores rurais locais e estamos tendo a oportunidade de entender a realidade desses agricultores e oferecer algumas soluções”.

O agente de crédito Miquéias Brito ressaltou que o banco já atende clientes no ramo vegetal e pretende expandir a atuação para a fruticultura. “Saio muito esperançoso para firmar essa parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Banco Bradesco. Sabemos que o Citrus do Futuro é um projeto promissor na região e a gente sai com uma perspectiva muito boa de, junto com o Governo, ampliar esses projetos”, finalizou. 

Conheça os projetos

Citrus do Futuro: Fortalece a citricultura local e diversifica a produção agrícola por meio da distribuição de mudas de laranja, limão e tangerina a pequenos produtores, gerando renda, empregos e produtos de qualidade.

Umbu Gigante: Desenvolvido em parceria com instituições como Embrapa e Uesb, combina pesquisa, produção de mudas e capacitação de agricultores, garantindo a expansão da cultura do umbuzeiro gigante, conhecido por seus frutos maiores, mais suculentos e rentáveis.