Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 19 de setembro de 2024 as 11:16:41 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 13:08:38
Foi realizado na tarde desta quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o curso “DNA Empreendedoras Digitais”, voltado para o uso de ferramentas como Canva, Copilot e ChatGPT para se destacar no mercado.
A iniciativa em oferecer o curso gratuito partiu da própria SMDE, em parceria com o coletivo Centro Poeta – a Casa dos Sete, com o propósito de oportunizar aos empreendedores e potenciais empreendedores de Vitória da Conquista uma qualificação alinhada com as novas tecnologias. Para validar o conhecimento adquirido no curso, ao final, os participantes receberam um certificado emitido pela empresa de tecnologia, Microsoft.
Uma das participantes é a empresária Lidiane Dias. Ela relata sua experiência com uma empresa virtual para venda de roupas e cosméticos e que o domínio das tecnologias representará um avanço significativo nas vendas. “Na verdade, eu quero aprimorar mais. Estar sempre colocando marketing, divulgando meus produtos nas redes sociais. O curso me interessou porque eu quero aprender muito mais sobre isso”, disse.

Lidiane
Lidiane também afirmou que o acompanhamento prestado pela SMDE em sua trajetória foi um fator diferencial para a consolidação de sua empresa. “Foi o que me deu, assim, coragem e impulso de começar mesmo. Eu estava sem renda nenhuma e aí eu peguei um valor emprestado e fiz minha primeira compra com um valor abaixo. Aqui me orientaram e até hoje participo das capacitações e grupos oferecidos pela SMDE”, complementou a empresária.
Além de fornecer o curso gratuito e de maneira on-line, a SMDE disponibilizou seu auditório para garantir o acesso aos participantes que não dispõem de ferramentas digitais. De acordo com a psicóloga Organizacional e do Trabalho da SMDE, Jamília Gomes, os participantes têm uma relação de confiança com a secretaria, pois além destes cursos de curta duração, costumam vir em palestras, participam do Projeto Rumos (Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira), Vivências terapêuticas, entre outros.
Jamília ressalta que as formações na SMDE acontecem mensalmente. “As inscrições são abertas no início do mês. Como é algo em parceria com a secretaria (gratuito), aguardamos sempre a divulgação do curso, e vamos adaptando de acordo com a grade oferecida pela Casa dos Sete”.
O curso contou com 28 participantes inscritos, com 12 destes participando de maneira presencial. “Temos um banco de contatos de todos que passam por aqui, sejam trabalhadores, pessoas desempregadas e microempreendedores. Sempre que surge uma atividade (curso, palestra, treinamento, orientação profissional), informamos e eles comparecem para fazer a inscrição e participar das atividades (on-line ou presencial)”, salientou Jamília.