Está sendo realizado no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um treinamento para profissionais de segurança pública com foco em preservação da área de crime, cadeia de custódia e identificação de drogas. O evento, realizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, acontece nesta segunda (29) e terça-feira (30) e reúne diferentes forças policiais, incluindo os órgãos da Prefeitura: Simtrans, Guarda Municipal e Samu 192.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades policiais e do judiciário, além do comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, e da secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, que destacaram o compromisso da Prefeitura no fortalecimento da segurança pública da cidade e a atuação em parceria com demais forças.

Para o comandante Cristóvão Lemos, a participação da Guarda Municipal é fundamental e estratégica, devido ao cotidiano dos agentes que lidam com situações que necessitam de conhecimento operacional. “Temos cinco guardas participando dessa qualificação, que depois poderão repassar aos demais colegas. Nossos agentes atuam diariamente em feiras, praças e outros locais e, muitas vezes, se deparam com ocorrências que exigem conhecimento técnico. Entender como preservar uma cena de crime, como proceder em situações de risco, é fundamental para a qualidade do nosso trabalho”, declarou Lemos.

Segundo o comandante da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar Rural, major Lima Júnior, o principal objetivo do projeto é o caráter integrador feito através de capacitações conjuntas. “Este é nosso segundo evento desse tipo. O primeiro foi voltado para Primeiros Socorros, com o apoio do Samu, e agora estamos unindo esforços com o Departamento de Polícia Técnica. Além de agregar conhecimento, o objetivo é fortalecer o contato entre instituições, criar uma rede sólida de cooperação e garantir uma atuação cada vez mais técnica e dentro da legalidade. A produção de provas hoje é fundamental para a Justiça, e precisamos estar preparados para contribuir da melhor forma”, explicou Lima Júnior.

A secretária de Saúde, Fernanda Maron, reforçou o papel do Samu 192 tanto na assistência quanto na formação. “O Samu compõe a Rede de Urgência e Emergência, mas também cumpre uma função educativa. Estar em um evento como este aprimora nossos processos de trabalho e reforça a importância do trabalho intersetorial entre saúde e segurança pública”, afirmou.

A coordenadora geral do Samu de Vitória da Conquista, Graciele Tavares, ressaltou a relevância do treinamento. “Muitas vezes somos os primeiros a chegar na cena de uma ocorrência. Por isso, precisamos garantir a preservação para não comprometer futuras investigações. Este alinhamento com as forças de segurança é essencial para tornar nossa atuação mais eficiente e integrada”, explicou Graciele.