Notícias
Postado em 30 de janeiro de 2025 as 18:32:56
Cerca de 350 profissionais e estudantes de diferentes áreas da saúde participaram, nesta quinta-feira (30), do 2º Simpósio Janeiro Verde de prevenção e combate ao câncer de colo de útero. A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hospital Samur e Universidade Federal da Bahia (UFBA), aconteceu no auditório do Cemae.
Na oportunidade, especialistas discutiram, em palestras e mesas-redondas, temas como rastreamento e prevenção do câncer de colo de útero e importância dos agentes comunitários de saúde no combate à doença, com o objetivo de qualificar os processos de trabalho e aprimorar os conhecimentos para prestar melhores serviços à população.
- Fernanda Maron
- Renato Marinho
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, ressaltou que apesar da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero ser realizada no mês de janeiro, as ações de combate à doença ocorrem durante todo o ano. “O recado que damos para a população é que o Janeiro Verde não acontece apenas no janeiro, ele deve acontecer durante os 365 dias do ano, até porque o câncer do colo do útero é 100% prevenível e para isso temos ações durante todo o ano dentro das nossas unidades de saúde, sejam elas ações educativas, coleta de preventivo e vacinação para os nossos adolescentes”, disse.
O médico oncologista e idealizador do Janeiro Verde no município, Renato Marinho, ressaltou a parceria com a Secretaria de Saúde para o sucesso da iniciativa. “Não tem como discutir saúde pública sem o poder público. Vejo na Secretaria Municipal de Saúde um parceiro para a gente viver esse mesmo propósito e tenho certeza que a gente está apenas no início dessa parceria”, disse o médico, ao lembrar que as atividades da campanha seguem nos próximos dias com ações em comunidades quilombolas.
- Tamiles Café
- Valdir Barros
A enfermeira Tamiles Café foi uma das participantes do simpósio. Para ela, a atualização é sempre importante. “ Vemos cada vez mais o aumento da incidência desse tipo de câncer e é importante os profissionais se aprofundarem para ter mais capacidade de atender as mulheres acometidas da doença e também na prevenção e conscientização”. E o agente comunitário de Saúde, Valdir Barros, completou: “essa conferência vai nos capacitar a levar essas informações e cuidados para as pessoas durante todo o ano aqui no município”.