Em comemoração aos 15 anos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), foi realizado, nessa terça-feira (26), no auditório da Ufba, o Simpósio do Nasf-AB à eMulti: trajetória, avanços, desafios e perspectivas.

O evento marcou também a mudança de nomenclatura de Nasf para eMulti, que são as Equipes Multiprofissionais da Atenção Básica. Uma nova modalidade instituída pela Portaria nº 635/2023, do Ministério da Saúde, que define, novamente, o financiamento federal desse programa, que deixou de ser custeado pelo Governo Federal em 2019,.ficando a manutenção dele a critério das gestões municipais.

Ana Maria Ferraz

“A maioria dos municípios acabou optando pela extinção do Nasf, mas Vitória da Conquista, por sua vez, decidiu continuar com essa equipe de 33 profissionais, prestando apoio à população no nosso território”, explicou a diretora de Atenção Básica, Ana Maria Ferraz, que complementou: “Agora com a nova modalidade proposta pela Portaria, o município prontamente fez o credenciamento de cinco equipes e, assim que a nossa homologação sair, já estaremos com todas elas prontas para continuar o processo de Atenção Primária no território de Vitória da Conquista”.

Fisioterapeuta do programa há 13 anos, Érica Tremura desenvolve o projeto Controle da Dor, com aulas orientadas de pilates na Unidade de Saúde da Família Urbis VI. Para ela, o eMulti traz mais tranquilidade para que a equipe possa continuar com o trabalho de promoção e prevenção à saúde. “Esse processo de transição pra gente é um deleite, porque tivemos medo, inclusive, de que o programa acabasse. Essa nova nomenclatura é muito parecida com o que a gente já faz, mas agora vamos incorporar as novas ações. E é tão maravilhoso trabalhar no Nasf, no SUS, porque a gente se sente muito mais do que um profissional, mas como um mediador da vida. É um trabalho que eu amo demais”, contou Érica.

Érica Tremura

O simpósio foi iniciado com a palestra “Possibilidades de ações da eMulti no enfrentamento das doenças crônicas”, ministrada por Jéssica Machaco, da Coordenação de Ações Interprofissionais (Cain), do Ministério da Saúde, que foi convidada pelo município para participar do evento. Ao longo do dia, também houve mesas redondas com os profissionais do Nasf, relato de experiência de usuários do serviço e dos profissionais das equipes de saúde da família, além de um momento cultural.

A subsecretária municipal de Saúde, Kalilly Lemos, destacou a importância do trabalho multidisciplinar do Nasf nesses 15 anos no processo de construção de uma Atenção Básica. “Essa assistência que os profissionais desenvolvem aqui tem servido de exemplo para outros municípios, que têm replicado essa experiência. Esse é um compromisso que a gestão tem em fazer o fortalecimento da Atenção Básica também por meio desse trabalho voltado ao bem-estar físico, social e mental da população”, ressaltou Kalilly.