Desenvolvimento Econômico
Postado em 11 de setembro de 2025 as 16:03:41
Para conscientizar alunos das redes municipal e estadual sobre o cuidado com a saúde mental e a importância do acolhimento neste mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Coordenação da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), está realizando o projeto “Setembro Amarelo: um olhar para a juventude”, em escolas das zonas urbana e rural de Vitória da Conquista. A ação teve início no último dia 4, no Colégio Estadual Heleusa Figueira Câmara (Antigo Colégio Modelo), e segue até a próxima terça-feira (16), na Escola Municipal Erathóstenes Menezes (distrito de Iguá) e nos Colégios Padre Palmeira (Urbis V) e na extensão do Colégio Polivalente (distrito de Pradoso).
As dinâmicas são feitas em rodas de conversa, onde a equipe da Juventude, acompanhada de uma psicóloga, apresenta o tema aos estudantes, abrindo espaço para dúvidas e ou inferências dos jovens. Nesses espaços, por vezes, os jovens têm oportunidade de desabafar e até mesmo de chorar. Após a conversa, eles recebem informações e contatos da Coordenação da Juventude para que possam receber mais orientações e direcionamentos para acompanhamento individual com a psicóloga.
Ao longo das palestras colaborativas, um dos temas destacados é que a Psicologia aponta diversas estratégias de enfrentamento para que as pessoas possam refletir, elaborar situações desafiadoras e resolver problemas. Ou seja, existem soluções e formas efetivas de acolhimento.
De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, levar acolhimento aos jovens do município é um compromisso da pasta. “Através desse projeto, nos colocamos como uma estrutura acolhedora e disposta a cuidar dos nossos jovens, direcionar os caminhos e fazer com que a nossa cidade seja, cada dia mais, exemplo de transformação na vida dos nossos jovens”, explicou.
Jamilia Brito, psicóloga da SMDE, é a profissional de saúde que acompanha a dinâmica. “Por meio dessas intervenções, estamos sensibilizando alunos e professores, porque os professores são multiplicadores de informações. Nós os estimulamos a falar sobre o assunto para que possam apoiar alguém que esteja passando por algum momento difícil ou por alguma crise, e, também, para que possam despertar a coragem de buscar ajuda”, disse a profissional.
Aqueles que se interessarem podem conhecer a Coordenação Municipal da Juventude, localizada na Rua Góes Calmon, 118, sala 204, Centro (Edifício Centro Empresarial Reis & Meira – 2º andar).
Saúde mental em foco
A saúde mental dos jovens é uma preocupação da Coordenação Municipal da Juventude não só neste mês de conscientização. Diante das dúvidas e inconstâncias enfrentadas pelos jovens, nos dias atuais, o setor entende a importância da aproximação da educação com os recursos para lidar com as questões psíquicas.
No ano passado, por exemplo, foi realizado o projeto Lamparina, que ofereceu oficinas de Saúde Mental, com acompanhamento psicológico individualizado, para alunos das escolas estaduais e municipais com mais de 15 anos de idade.
As oficinas aconteceram nas próprias escolas, com o objetivo de discutir sobre o tema com a juventude e construir mecanismos que possam colaborar com o seu desempenho enquanto ser humano.
O projeto Lamparina segue acontecendo na sede da Coordenação com atendimentos individuais gratuitos.












