Representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista participaram da sessão especial sobre o Maio Amarelo, promovida, ontem (14), pela Câmara de Vereadores, como parte da programação da campanha “Maio Amarelo – Respeito e Responsabilidade, pratique no Trânsito”, realizada nacionalmente e adotada pelo Governo Municipal, visando a diminuição dos acidentes de trânsito

A sessão, conduzida pelo presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé, foi online e contou com a participação do secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Diego Gomes, da coordenadora Municipal de Trânsito, inspetora Tônia Viana Rocha, e da representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, Andressa Dias.

Na ocasião, o secretário Diego Gomes disse que, desde que ele assumiu a pasta, a atuação tem sido direta com ações de educação do trânsito e apresentou melhorias que estão sendo feitas na área da mobilidade como a recuperação da sinalização de faixas. “É um investimento de mais de R$ 400 mil que nós estamos fazendo neste primeiro momento. O serviço é uma das grandes demandas da população e a prefeita Sheila Lemos determinou que nós atuássemos de imediato”, afirmou.

O secretário da Semob também enfatizou os trabalhos que serão feitos no entorno do centro da cidade, como a Estação Herzem Gusmão, a zona azul, e a sinalizações horizontal e vertical em mais de 30 ruas e avenidas. Segundo ele, já está em estudo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a municipalização da fiscalização do trecho da Avenida Integração.

A coordenadora de Trânsito, Tônia Viana Rocha, explicou que o Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu com o propósito de promover uma ação coordenada da sociedade civil e autoridades a fim de reduzir os acidentes de trânsito. “Maio porque foi o mês, em 2011, que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década mundial de ações para redução de acidentes de trânsito (2011 a 2020). A proposta era reduzir em 50% o número de acidentes e óbitos no trânsito, mas o resultado foi cerca de 30%”. Ela acrescentou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os acidentes de trânsito como uma epidemia social. “A vacina para a doença chamada acidente de trânsito e salvar vidas chama-se conscientização”, declarou.

Andressa Dias representou a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, Gileade Oliveira Santana. De acordo com ela, em 2020, aconteceram 214 acidentes de carro; 1320 de moto; 263 de caminhão e 11 de ônibus. Andressa enfatizou que “existe a necessidade de trabalhar com educação de trânsito. Não somente a direção defensiva lá na autoescola. Considero que seja necessária esta educação desde a escola para que exerçam uma responsabilidade social e não apenas individual. Os acidentes não trazem somente mortalidade. Trazem morbidades, pessoas que vão apresentar sequelas”.

Em parceria com o SEST/SENAT, neste mês já aconteceram ações educativas em drive-thru dirigidas a motociclistas e condutores em geral, em lugares alternados da cidade. Para saber mais da campanha deste acesse: /semob-realiza-campanha-sobre-o-respeito-e-responsabilidade-no-transito/