Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) vem reforçando a execução dos serviços da pasta a fim de garantir a limpeza e a conservação dos espaços públicos de convivência da cidade.

Através da Coordenação de Limpeza Pública, a Sesep realiza periodicamente diferentes serviços de limpeza, nas zonas Rural e Urbana, como roçagem manual, capina, varrição e pintura de meio-fio, poda de árvores, coleta de resíduos domiciliares e da construção civil, coleta de resíduos volumosos e inservíveis (através da Operação Cata-Bagulho), roçagem de terrenos baldios, entre outros.

O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza, destaca que a limpeza pública é fundamental para a qualidade de vida de qualquer cidade, garantindo ambientes mais saudáveis, seguros e agradáveis para os cidadãos. Além disso, de acordo com ele, contribui para a preservação da saúde pública, evitando a proliferação de doenças e mantendo as ruas livres de lixo e detritos.

Luís Paulo

“A limpeza urbana é um reflexo do cuidado e respeito pela comunidade e pelo meio ambiente, promovendo um espaço mais organizado, esteticamente agradável e funcional. Cuidar da limpeza da cidade é essencial para o bem-estar coletivo e para a construção de um futuro sustentável”, disse o secretário.

O cronograma das ações é elaborado por técnicos da Sesep, que obedecem a critérios como solicitações externas (Poder Legislativo, Associações de Moradores, Ouvidoria, cidadãos comuns), além do calendário de eventos municipais e oficiais, e observação in loco realizada pelos próprios técnicos.

No município, a coleta de lixo domiciliar abrange 100% da zona urbana e contempla ainda os 11 distritos e dezenas de povoados e localidades da Zona Rural. A periodicidade varia de localidade para localidade (setores), podendo ser de uma a cinco vezes por semana, dependendo da densidade demográfica existente, da facilidade de acesso aos locais e da demanda. Os horários são variados, ocorrendo nos períodos diurno e noturno.

Além das ações da Prefeitura Municipal, por meio da Sesep e da Coordenação de Limpeza Pública, a colaboração de todos os cidadãos é essencial para manter a cidade limpa, contribuindo para a melhor qualidade de vida de toda a comunidade, além de evitar riscos à segurança e à saúde.

Luís Paulo ressalta atitudes simples que têm um resultado expressivo nesse objetivo, como o descarte consciente, obedecendo os dias e horários da coleta, manter os imóveis e terrenos limpos e livres da proliferação de insetos e do acúmulo de vegetação e lixo, diminuir o consumo, reutilizar o que for possível e reciclar os materiais que chegarem ao fim de sua vida útil (os chamados 3 R’s da Sustentabilidade), além de denunciar as irregularidades aos órgãos competentes.

“O descarte irregular de resíduos prejudica a fauna e a flora local, coloca em risco a saúde pública e compromete a beleza natural dos espaços. Cada pedaço de embalagem plástica, papel e entulho descartados de forma inadequada contribui para a poluição da água, do solo e do ar, afetando negativamente a qualidade de vida de todos nós”, completou o secretário.

Para solicitar os serviços ou entrar em contato com a Coordenação de Limpeza Pública, a população pode utilizar os telefones (77) 3420-7008 ou (77) 98856-4627 (WhatsApp), além dos e-mails coordenacaodelimpezapmvc@gmail.com ou seseppmvc@gmail.com. Também é possível o envio de ofício à Sesep, ou comparecer pessoalmente na sede da secretaria, localizada na Praça Catão Ferraz, s/n, Centro (Ceasa), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Principais dados sobre a limpeza pública nos primeiros 100 dias de 2025

Serviços de roçagem manual, capina, varrição e pintura de meio fio em bairros, avenidas, canteiros e espaços públicos: 48 localidades (Cemitério do Kadija, canal do Santa Cecília, Parque Lagoa das Bateias, Avenida Modelo, Avenida Bartolomeu de Gusmão, distrito de Iguá, entre outros)

Coleta de Resíduos Sólidos

Resíduos domiciliares, públicos de feiras livres e urbanos (coleta de lixo na zona urbana por meio de caminhão compactador): mais de 18.500 toneladas;

Resíduos domiciliares rurais (coleta de lixo na zona rural por meio de caminhão compactador): mais de 1000 toneladas

Resíduos da construção civil – comboio (coleta e transporte de entulho descartados irregularmente): 5.500 toneladas

– Resíduos da construção civil – PEV (coleta e transporte de entulhos provenientes de Pontos de Entrega Voluntária): Atualmente, o município possui onze pontos, que, nos primeiros cem dias, receberam mais de 1.500 toneladas. A perspectiva, a partir do mês de abril, é ampliar esse número em mais de três novos pontos de recebimentos, período no qual finda-se a carência da empresa contratada devendo-se implantar integralmente o disposto no contrato 011-29-2024

Operação do Aterro Sanitário (pesagem, compactação, cobertura e tratamento dos resíduos sólidos domiciliares provenientes na zona urbana e rural do município): 20.000 toneladas de resíduos processadas

Operação Cata-Bagulho (coleta de resíduos volumosos e inservíveis): mais de 72 toneladas coletadas em mais de vinte localidades atendidas (Comveima 1, Morada Real, Jurema, Flamengo, Patagônia, entre outros)

Poda de árvores em mais de 230 localidades da cidade (Lagoa das Bateias, avenida João Pessoa, Inocoop 1, entre outros)

Roçagem de terrenos baldios em localidades como Vila Marina, Cidade Serrana, Bruno Bacelar, entre outros

Cadastro de Grandes Geradores – A Coordenação de Limpeza deu início ao chamamento para cadastramento dos Grandes Geradores de Resíduos no município; mais de 60 empresas já foram notificadas para o cumprimento das medidas estabelecidas pela Lei 12.305/2010.