Meio Ambiente
Postado em 11 de agosto de 2023 as 16:48:08
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), apreendeu, de janeiro a julho deste ano, 311 equinos abandonados nas vias públicas do município. Os animais foram recolhidos ao Curral Municipal, onde recebem água, alimentação e atendimento veterinário.
Segundo o balanço da Sesep, dos animais apreendidos, 267 foram resgatados pelos proprietários mediante pagamento de multa e diárias, e 36 cavalos foram doados para propriedades rurais do município. Após a apreensão, o proprietário tem sete dias para retirar o animal e, caso não o faça, ele será doado a moradores da zona rural com cadastro na Sesep e aptos a recebê-los.
De acordo com Luís Paulo, secretário de Serviços Públicos, os equinos soltos nas ruas da cidade podem ocasionar riscos de acidentes com danos materiais, físicos e morte a motoristas, motociclistas e ao próprio animal. Ele também esclareceu que a responsabilidade pelos animais é do proprietário e deixá-los soltos às margens da rodovia e nas ruas, ameaçando a integridade das pessoas, é crime previsto em lei.
O secretário esclareceu ainda que apesar do número de animais apreendidos até agora se manter dentro da média, existe a preocupação constante com os riscos de acidentes nas vias, principalmente neste período de agosto a dezembro, quando o número de animais soltos tende a aumentar devido ao período de estiagem e de pouca comida. “Vamos trabalhar de maneira intensificada em campanhas de conscientização sobre o abandono dos equinos, para garantir a segurança nas vias das pessoas e dos animais”, destacou Luís.
Os animais apreendidos são recolhidos ao Curral Municipal, que atualmente está passando por reformas. O local está dividido em piquetes, a fim de separar os equinos saudáveis recém-chegados daqueles que estão no prazo para doação e daqueles que chegam debilitados. Eles são atendidos pela equipe veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que já realizou 45 atendimentos este ano. Deste número, oito animais evoluíram para óbito, devido às péssimas condições em que foram encontrados.
A apreensão animal conta com cinco servidores, uma motocicleta e um caminhão gaiola. A ronda animal é feita por toda a cidade das 7h às 22h e a população pode acioná-la pelo telefone (77) 3420 7009. Para se cadastrar a receber os animais, o cidadão deverá comparecer, munido de documentos, à Sesep, localizada na praça Catão Ferraz, s/n, Centro (Ceasa).