Gestão e Inovação
Postado em 6 de janeiro de 2024 as 08:18:02

Leila Lopes (de pé) conversa com a equipe do Nast, no lançamento da campanha Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco, que traz discussões sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, foi lançada oficialmente nessa sexta-feira (5), com uma atividade de interação envolvendo a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast). Os próximos encontros estão agendados para os dias 16, 17, 18 e 19 de janeiro, contemplando servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Mobilidade Urbana (Semob), Serviços Públicos (Sesep), Ouvidoria Geral do Município e Procon.
Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), organizadora da campanha, os encontros serão baseados em atividades nas quais os servidores são convidados a participar e se expressar. E, fato de a campanha ter sido iniciada no próprio setor onde a campanha foi criada, não foi por acaso, segundo a coordenadora municipal de Gestão de Pessoas, Maria Augusta Bahiano. “Sem saúde mental, a gente não consegue ter equilíbrio em nenhuma das outras áreas da vida. E, aí, o Nast começa justamente cuidando de quem cuida”, comentou Maria Augusta.
“Os profissionais do Nast estão na linha de frente, atendendo às demandas dos servidores, que vêm com questões de ansiedade e alguns transtornos que afetam a maioria das pessoas hoje em dia”, acrescentou a coordenadora.

Nas atividades, os servidores são estimulados a se expressar
A gerente interina do Nast, Leila Lopes, reforçou a ideia de que os benefícios do cuidado com a saúde mental sejam levados, inicialmente, àqueles que são responsáveis por oferecê-los. “O papel do Nast é realmente cuidar dos servidores municipais. Então, a gente pensou assim: para cuidar, a gente precisa estar bem, também. Então, a gente abriu a campanha com os servidores que atuam aqui no Nast. Aí, a gente provocou algumas secretarias sobre o nosso projeto do Janeiro Branco. Apresentamos esse projeto e algumas secretarias nos apoiaram, abraçaram a ideia e ofereceram, também, para os servidores que atuam nelas”, explicou Leila.
A assistente social Janete Ferreira considerou “satisfatória” a dinâmica inicial da campanha Janeiro Branco. “É satisfatório o que trouxeram para nós, pensado pela gestão e voltado para nós, trabalhadores do Nast, que atendemos os demais servidores”, afirmou.
- Maria Augusta Bahiano
- Leila Lopes
- Janete Ferreira










