Educação
Postado em 30 de abril de 2024 as 09:13:01
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) ofereceu treinamento em prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros para servidores do Círculo Escolar Integrado (CEI) do Iguá, A ação, realizada nessa segunda-feira (30), foi desenvolvida na Escola Municipal Erasthóthenes Menezes, a primeira da zona rural a receber o treinamento que tem a parceria do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) 192.
A instrutora de Brigada Nível I e II, Gardênia Luiza Almeida, afirmou ter sido gratificante o retorno que teve no treinamento por parte dos servidores, que, na oportunidade, receberam as aulas teóricas e práticas de prevenção em combate a incêndio, classes de incêndio de todos os extintores, formas de propagação e métodos de extinção de incêndio, e como proceder em caso de acidente com botijão de gás.
O instrutor do Núcleo de Educação e Urgência do (Samu) 192, Lucimário Costa, fez uma abordagem de emergências clínicas como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), aneurisma, diabetes.
“A diabetes, por exemplo, é descoberta na infância e na adolescência. No dia a dia das escolas, o profissional pode identificar algumas situações e suspeitar que o aluno está desencadeando a doença. Aquela criança que pede muito para ir ao banheiro, que pede água a todo momento, que chegou de manhã cedo e está hipoativa, que só vai ficar ativa após a primeira alimentação, são alguns exemplos, sinais de que ela pode estar desenvolvendo o diabetes”, explicou Lucimário. Na prática, o instrutor ensinou como agir em situações de engasgo.
- Gardênia
- Lucimário
- Jussiara
O professor também orientou a observar o perfil comportamental da criança para identificar casos de violência. “É importante observar se o aluno está ficando isolado, mudando as vestes, usando sempre blusas de manga comprida, se está triste ou não interage com as outras crianças, não tem comunicação com o professor e apresenta crises nervosas. Nesses casos, ela pode estar sofrendo algum tipo de abuso”, afirmou.
A diretora do Círculo Escolar Integrado do Iguá, Jussiara Paiva, afirmou ser de muita relevância esse tipo de curso “porque, muitas vezes, o servidor não sabe como lidar”. “Agora, podemos fazer os primeiros socorros até aguardar o atendimento da pessoa especializada”, comentou.