Muito além da distribuição de medicamentos, as equipes das Farmácias da Família da rede municipal de saúde buscam qualificar o atendimento e acompanhamento dos pacientes que dependem do serviço.

É com esse objetivo que farmacêuticos, servidores e estagiário das farmácias estão participando, em formato online, de sessões clínicas em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), pelo projeto Farmácia-Escola, que discutirem temáticas relacionadas ao tratamento e monitoramento de pacientes com doenças crônicas que são atendidos nas farmácias do município.

A maioria desses pacientes possui alguma doença crônica e, tendo em vista que eles vão até o serviço a cada dois meses para retirada de medicamento, essas capacitações ajudam a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários, para que a farmácia possa contribuir de forma efetiva no controle da doença crônica e na qualidade de vida desses pacientes.

O farmacêutico responsável técnico da Farmácia da Família, Pablo Maciel, reforça que a Coordenação de Assistência Farmacêutica não tem medido esforços para garantir o estoque de medicamentos nas farmácias para que os munícipes possam ter suas prescrições atendidas, conforme diretrizes do SUS. “A nossa ideia é que o paciente não vá até a farmácia só buscar uma caixinha de medicamento, mas que ele possa receber todas as orientações em relação ao seu tratamento, tirar suas dúvidas e, quando necessário, ser acompanhado por um farmacêutico, e garantir a efetividade do tratamento medicamentoso para que ele possa ter a cura ou controle da doença crônica”, pontuou o coordenador.

As sessões clínicas ocorrem de forma planejada, às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, a partir das 16h, e conta com a participação e apoio do curso de Farmácia da Ufba, orientadas pelo professor Dr. Márcio Galvão.