Educação
Postado em 20 de dezembro de 2023 as 17:58:30
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) desponta como um dos destaques do Governo para Pessoas. A atual gestão vem investindo na capacitação dos funcionários, distribuição de uniformes e materiais para os estudantes, alimentação escolar de qualidade, além da entrega de 77 escolas, que foram completamente revitalizadas com pinturas, troca de piso, cobertura metálica no pátio, dentre outras melhorias.
E hoje, foi dia de agradecimento aos colaboradores da Smed pela dedicação neste ano de 2023. A prefeita Sheila Lemos visitou a secretaria e os setores de Infraestrutura e Merenda Escolar e parabenizou a todos os servidores que, direta ou indiretamente, colaboraram para que a educação municipal de Vitória da Conquista tivesse o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes, incluindo a capital.
Segundo Sheila Lemos, os últimos dois anos de pandemia foram desafiadores, porque foi necessário se ajustar e reinventar a forma de ensinar. Já neste ano, foi a vez de reorganizar a casa. Além disso, a gestora destacou que é preciso continuar avançando e proporcionando educação de qualidade para os conquistenses, principalmente para as famílias em vulnerabilidade. “A gente tem a certeza que somente a educação transforma uma sociedade. E, temos essa preocupação, de dar uma base boa para os nossos alunos, para que eles sigam caminhando”, relatou.
Um dos desafios relacionados à educação também é manter os estudantes na escola. Para a coordenadora da Busca Ativa Escolar, Natilaane Brito, 2023 foi um ano bem positivo, intenso e de muito trabalho e de muitos avanços para a Smed.
De acordo com ela, uma das grandes dificuldades foi conscientizar as famílias sobre a importância da educação depois da pandemia. Por isso, ao longo de 2023 foram realizadas ações intersetoriais envolvendo a educação, a saúde, o desenvolvimento social, a rede social de proteção e o Conselho Tutelar, para que os alunos em situação de infrequência ou de abandono escolar retornassem à escola.
No decorrer desse ano, a Smed obteve diversas conquistas, a exemplo dos Jogos Estudantis, que foram reeditados, com a ampliação das modalidades esportivas, sendo um sucesso entre os alunos. Além disso, a Rede Municipal foi premiada nas Olimpíadas de Matemáticas e possibilitou o ingresso de alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Vitória da Conquista.
O secretário de Educação, Edgard Larry, disse que, sob a orientação da prefeita, foi possível ter muitos ganhos. Dentre essas aquisições, ele destacou a entrega das escolas e do mobiliário. “Além disso, também foi um ano em que nós conseguimos atender com melhor qualidade a área da alimentação escolar para nossos alunos, chegando a fornecer, diariamente, mais de 46 mil refeições por dia na rede”.
Como uma das novidades desde ano, a Prefeitura Municipal implantou a matrícula totalmente on-line. Conforme relatou o gerente do núcleo de Tecnologia da Informação, Jhonattas Ferraz, a prefeita sugeriu fazer a integração com o Cras e os postos de saúde. “Isso para que a gente possa estar abrangendo a população de mais baixa renda, que tem mais dificuldade”, explicou.
No setor de Infraestrutura Escolar, a prefeita foi presenteada com uma medalha em referência às mais de 70 escolas revitalizadas. Segundo o coordenador de Infraestrutura e Manutenção Escolar, Maximiliano Alves, o comando do gestor é o diferencial para uma boa condução. “Eu converso com as pessoas e toda a equipe aqui diz que a senhora fez a total diferença”, declarou.
A alimentação balanceada e de qualidade para os alunos também é uma das marcas da atual gestão. Com a conclusão do ano letivo de 2023, o setor da Merenda Escolar já está com os mantimentos para 2024 em ordem aguardando a próxima distribuição. Enquanto mostrava a dispensa para Sheila, o coordenador de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, declarou que este ano não faltou leite e no próximo também não vai faltar.
Ao agradecer os servidores e desejar um Feliz Natal, a gestora relatou a importância da alimentação na escola, porque muitos alunos não dispõem de outras refeições em casa ou se alimentam de forma inadequada. Para Sheila, a educação implica tudo o que está relacionado, principalmente sobre a alimentação, porque de barriga vazia o aluno não tem o melhor aprendizado, porque a memória não funciona adequadamente.
“Todos esses números que a gente consegue, vocês estão lá, estamos contruindo esses degraus juntos. Que em 2024, a gente continue com muita força de vontade para trabalhar por nossas crianças, que é a base fundamental da nossa sociedade e a gente tem que trabalhar desde o início, na primeira infância”, pediu.