Desenvolvimento Social
Postado em 4 de outubro de 2017 as 16:02:50 e atualizado em 7 de outubro de 2017 as 08:10:34
Na tarde desta terça-feira, 3, a equipe do Cadastro Único recebeu a visita de uma beneficiária do Bolsa Família que foi à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pedir o seu desligamento do programa. A justificativa apresentada por ela foi que, a partir do próximo mês, estará recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A atitude de Helena Pereira de Souza, 65, moradora do loteamento Vila América, seguiu o que determina a legislação: os beneficiários que conseguem sair do perfil exigido para o recebimento do Bolsa Família, devem obrigatoriamente solicitar o desligamento do benefício, por não terem mais o direito a recebê-lo. O acúmulo dos dois benefícios – Bolsa Família e BPC – sem ter o perfil que permita isso é ilegal.
Enquanto atualizava seu cadastro, Helena contou que recebia o Bolsa Família havia 12 anos. “Foi o que ajudou a me sustentar durante estes anos, porque não tenho uma renda fixa. Então, este dinheirinho sempre me ajudou muito. E agora, estou aqui para agradecer o atendimento da equipe do Bolsa Família, que sempre foi maravilhoso, e também para permitir que outra família possa receber esta ajuda que, agora, graças a Deus, eu não vou mais precisar”.
Para ter acesso ao BPC, Helena contou com a orientação da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América. “Eu sempre participo das atividades do Cras. Lá, eles me ajudam em tudo na documentação, e também com os cursos. Agora que completei 65 anos, eles informaram que eu poderia receber o BPC da Previdência. Fui ao INSS e eles já mandaram uma carta informando que vou receber a partir deste mês. Estou muito feliz”, comemorou Helena.
Agora, para continuar recebendo regularmente o BPC e evitar que o benefício seja suspenso, Helena precisará estar sempre com o seu Cadastro Único atualizado.
Beneficiários do BPC devem se inscrever no Cadastro Único– Por meio do Decreto nº 8.805/16, o Governo Federal tornou obrigatória a inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único. A medida pretende facilitar a gestão do benefício, possibilitando a inclusão desses beneficiários em outros programas, serviços e benefícios sociais do Governo Federal que utilizam o Cadastro Único como referência para a seleção do seu público.
Por isso, os idosos que recebem o BPC e ainda não se cadastraram no Cadastro Único devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social até o dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para realizarem o seu cadastro. A secretaria fica na avenida Juracy Magalhães, nº 182, bairro Jurema.
É indispensável ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. Após esse prazo, quem for beneficiário do BPC e não estiver inscrito no Cadastro Único, perderá o direito ao benefício.