Facilitar o acesso de crianças e adolescentes à programas e serviços públicos que melhorem a qualidade de vida deles. É com esse objetivo que, de forma pioneira, a Prefeitura de Vitória da Conquista começou a executar, em 2011, o Serviço de referência especializado de assistência social para a população infantojuvenil em situação de rua. Nos dias 6 e 7 de agosto, o serviço realizará uma capacitação interna. A atividade é destinada aos técnicos e educadores sociais, equipe de abordagem social e a equipe do consultório na rua que atuam no local.

A capacitação acontece em dois turnos, na própria sede do serviço – que fica localizado na Rua 28, nº 20, Coveima II. A atividade é voltada para técnicos e educadores sociais, equipe de abordagem social e a equipe do consultório na rua.

Confira abaixo as temáticas que serão abordadas durante a programação:

– Profissionalização e Profissionalidade do Educador Social (Professora Drª Edilene Maiole /Universidade Federal da Bahia – Ufba)

– Educação e Diversidade Sexual (Danilo Bitencourt/Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos LGBT)

O papel do profissional do Sistema Único da Assistência Social no serviço infantojuvenil executado na cidade (Professor e Coordenador do Serviço de Psicologia, Wagner Lemos/Mauricio de Nassau)

– Conceitos gerais sobre consumo de álcool e outras drogas (Ana Mara Dutra, assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social)

– Violência intrafamiliar e a relação com a rua (Lorena Juliano, psicóloga da Prefeitura Municipal)

– Tipificação socioassistencial, rotina e o funcionamento do serviço (Ualy Matos, coordenador do Serviço de referência especializado de assistência social para a população infantojuvenil em situação de rua)

– Aspectos do Projeto Político Pedagógico: motivação e a qualidade na oferta do serviço (Luciane Araújo, pedagoga do Serviço de referência especializado de assistência social para a população infantojuvenil em situação de rua)

– Atribuições dos técnicos com base no caderno de orientação do Serviço de referência especializado de assistência social para a população infantojuvenil em situação de rua (Márcio Oliveira, educador físico; Adriana Lacerda, psicóloga; Carla Maria, psicóloga; Ana Carolina, nutricionista)

– Relato de uma experiência exitosa de um Educador Social e sua ascensão no Programa (Aloísio José Batista, coordenador do Programa Acolhendo e Cuidando)