Notícia Destaque
Postado em 8 de agosto de 2014 as 17:34:30
A capacitação foi realizada nesta sexta-feira, 8, na Escola de Formação em Saúde da Família e envolveu também profissionais de municípios circunvizinhos
Enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem que atuarão no Serviço de Atendimento Médico de Urgência participaram nesta sexta-feira, 8, de um treinamento introdutório sobre normas e rotinas fundamentais no dia a dia do serviço. A capacitação foi direcionada para os novos servidores do serviço, aprovados no concurso público municipal, que atuarão em Vitória da Conquista e para profissionais de mais dez municípios que compõem a Regional.
O treinamento foi promovido na Escola de Formação em Saúde da Família e contou com a participação de 57 profissionais do setor. A proposta, conforme a coordenadora do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Gracielle Gardênia, é assegurar a qualidade do atendimento. “Todo profissional que atua no serviço tem que passar por uma capacitação exigida e obrigatória pelo Ministério da Saúde. Aqui estão sendo repassadas normas e rotinas, entre várias outras questões sobre como conduzir o paciente”, informou.
O treinamento específico para os novos profissionais foi ministrado pelo o coordenador médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Sandro Bahia. Na ocasião, ele abordou questões sobre o atendimento pré-hospitalar adequado de urgência e emergência, Regulação Médica dos Atendimentos, conceitos fundamentais sobre o serviço, Unidade de Suporte Avançado (USA), tipos de transporte, atendimentos às urgências, entre outros temas fundamentais. Além das questões práticas relacionadas ao serviço, o especialista também explicou sobre a importância do trabalho em equipe, do Código de Ética Médica, do espírito de liderança e do equilíbrio emocional e autocontrole.
Além da teoria, todos os participantes contarão com aulas práticas durante o treinamento. “Estou gostando muito, pois está sendo uma ótima oportunidade de aprender sobre tudo o que devemos ter atenção quando a gente for atuar no serviço”, declarou o condutor Pedro Lima de Souza. Ele veio do município de Itambé para participar da capacitação.
A técnica de enfermagem Sandra Oliveira veio do município Presidente Jânio Quadros e também aprovou a iniciativa. “Estou aprendendo muito e sei que tudo que estou vendo aqui vou aplicar quando eu for atuar no serviço”, disse.
Além de Itambé e Presidente Jânio Quadros, também fizeram parte da capacitação participantes de municípios como Potiraguá, Anagé, Itapetinga, Maetinga, Macarani e Belo Campo.