Mobilidade Urbana
Postado em 12 de março de 2025 as 15:15:04
Com o objetivo de instruir os motociclistas da cidade sobre as condutas adequadas ao trafegar nas vias e o uso correto dos equipamentos de segurança, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma abordagem educativa em frente ao Centro Cultural Glauber Rocha, que contou também com a distribuição de panfletos e brindes pelos agentes do Simtrans. A atividade integra a programação da Semana Municipal de Trânsito 2025.
A coordenadora interina de Trânsito, Fernanda Santos, destacou a importância das palestras educativas e da Semana de Trânsito como um todo, para a conscientização dos condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade ao transitar pelas ruas e avenidas da cidade, respeitando as leis de trânsito: “Hoje em dia vivemos uma rotina muito acelerada, sempre correndo. É preciso ter mais cautela, mais cuidado nas vias”, disse, acrescentando que as ações têm como objetivo tornar o trânsito de Vitória da Conquista cada vez mais seguro.
A agente de trânsito, Andréa Carla, destacou a relevância do tema da Semana de Trânsito: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, para os motociclistas e toda a população. “ Nós estamos aqui com o nosso estande, convidando os motociclistas para que fiquem cinco minutinhos do seu tempo pra ouvir um pouco sobre esse tema tão importante na vida da gente, que é desacelerar. Desacelerar não só no veículo, mas também ao chegar em casa, ao sair de casa”.
- Fernanda Santos
- Andréa Carla
A estudante e motociclista Ana Clara Coqueiro, 26, aprovou a ação: “Às vezes, a gente tá com muita pressa, não para, não observa, dá só uma reduzida, mas é muito importante sempre estar consciente. É uma ação importante para nós, motociclistas, para quem trabalha com entregas e está sempre correndo”.
- Ana Clara
- Célio Silva
Célio Viana Silva, 52, também acredita que o ritmo acelerado do dia-a-dia acaba por favorecer os descuidos com os equipamentos de segurança, como o capacete, e afirma que quanto mais preparado o condutor estiver, menor o risco de acidentes. Por isso, a importância de ações como a realizada pelo Simtrans: “Às vezes você acha que acontece com os outros, mas não acontece com a gente. E aí é onde está o perigo. Essas palestras servem justamente para você sempre estar consciente de que é perigoso, e acontece sim com você. É preciso estar sempre preparado para não se colocar numa situação de vulnerabilidade”.
“É necessário a gente andar primeiro de acordo com a lei, e depois alerta, estar atento a essas palestras de trânsito, para não se envolver em acidentes. Afinal de contas, tempo é dinheiro, e quando você se acidenta você vai perder tempo, ou pior, ficar com sequelas ou até mesmo perder a vida. Então é muito oportuna a palestra”, completou Célio.