Na tarde dessa quarta-feira (26) aconteceu na praça Nove de Novembro, centro de Vitória da Conquista, o último dia da Semana Nacional de Trânsito. O evento foi fechado com a realização de palestras que tratavam a respeito do comportamento no trânsito, tanto de pedestres, quanto motoristas.

As ações foram realizadas desde o último dia 18 pelo Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Participante da palestra, Analice Santos, conta que aprendeu mais sobre o comportamento dos pedestres. “Sou da Zona Rural, vi o movimento e decidi participar. Muito eu já sabia, mas aprendi coisas novas, como o fato de que todos fazemos parte do trânsito e não apenas os carros”, declarou Analice.

“Convidamos a população para participar de uma palestra sobre trânsito e depois, com ajuda da secretaria de saúde, oferecemos repelentes e testes de glicemia”, é o que diz a agente de trânsito e pedagoga, Andréa Barbosa. A agente ainda informa que, durante os vários dias de evento, o Simtrans realizou palestras em empresas, escolas, direcionadas a pedestres e motoristas. Para a agente, um dos pontos principais da campanha desse ano envolve a questão da educação no trânsito. “Nas escolas fizemos palestras direcionadas às crianças, para mostrar que, desde cedo, é necessário desenvolver uma relação de respeito com o outro também no trânsito” relata Andréa.

Houve ainda, pela manhã, uma blitz educativa na Avenida Francisco Santos voltada aos motoristas. Segundo Andréa, a cada minuto, três pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil: “muitos acham que acidentes de trânsito matam mais pela colisão entre veículos. Estatísticas comprovam, entretanto, que há muita morte por atropelamento. Por isso é necessário que cada um saiba o seu papel para que haja a devida prevenção”, finaliza a agente.