Desenvolvimento Social
Postado em 29 de dezembro de 2023 as 10:03:16
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu uma confraternização de final de ano no Abrigo Institucional Pernoite para pessoas em situação de rua, nessa quinta-feira (28).
- Ednalia Maria, servidora do abrigo
A confraternização reuniu usuários, equipe de trabalho do abrigo e coordenações da Semdes, em um jantar que antecipou as comemorações do ano novo. A iniciativa objetivou promover a inclusão social a partir de momentos de diversão e afeto voltados, especialmente, para a população em situação de rua acolhida pelo abrigo.
Segundo o gerente do abrigo, Wadson Ribeiro, a confraternização é um momento importante de socialização para os usuários atendidos pelo serviço. “Nosso objetivo, ao realizar esse jantar, está além de um simples gesto de solidariedade. Nós queremos também fortalecer nosso vínculo com os usuários, demonstrar nosso compromisso social e conscientizar nossos colaboradores sobre a importância do apoio aos mais necessitados, no caso, nossos usuários. Além disso, também buscamos iniciar esse movimento contínuo de pessoas que estão comprometidas em ser um agente transformador na sociedade”, explicou o gerente.
Desde a pandemia, o abrigo acolhe pessoas em situação de rua, recebendo-as a partir das 16h, para pernoite. O serviço oferta aos usuários roupa de cama, produtos de higiene pessoal para banho, alojamento, jantar e café da manhã. Para o usuário do serviço, Marcos Pimentel, que discursou na celebração, o serviço proporciona segurança para os usuários. “Eu só tenho a agradecer pelo atendimento, pela educação dos funcionários comigo e também com os outros, sem acepção de pessoas. E, aos meus amigos, que estão obrigados comigo, também é preciso ter essa visão. Muitas vezes, algumas pessoas, não são todas, não reconhecem esse trabalho que vocês fazem de acolhimento. Aqui, a gente tem alimentação, pode tomar um banho, você chega aqui e está tudo limpinho. Às vezes, eu noto uma minoria reclamando e, muitas vezes, esquece que estava na rua, dormindo no relento, arriscando sua vida. Eu só tenho a agradecer a vocês todos”, afirmou.










