Desenvolvimento Social
Postado em 4 de dezembro de 2024 as 11:03:49

Todos os grupos focais vão se reunir no auditório do CIDCA
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) iniciou, nesta terça-feira (3), o processo de avaliação do programa Suas na Comunidade. Serão realizados cinco grupos focais com pessoas ligadas à execução do programa. Ao longo da avaliação, serão ouvidos os servidores, a equipe de gestão, representantes de outras secretarias do Governo Municipal e parceiros externos, como a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) e usuários.
O primeiro encontro contou com a participação dos trabalhadores da assistência social que atuaram diretamente no Suas na Comunidade. A avaliação está sendo coordenada pela Vigilância Socioassistencial, vinculada à Diretoria de Assistência Social. O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, conversou com os servidores antes do início das atividades e enfatizou que o encontro é um espaço seguro para que todos possam compartilhar tanto os pontos positivos quanto as fragilidades do programa, contribuindo assim para o seu aprimoramento em 2025.
O secretário destacou a importância de ouvir os profissionais como forma de aperfeiçoar o trabalho. “As equipes precisam se sentir à vontade para falar sobre o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado. Estamos conduzindo essas avaliações com grupos focais distintos para que os resultados possam ser comparados. Quando o programa retornar, a expectativa é que as questões apontadas aqui já tenham sido sanadas. Portanto, neste mês, estaremos focados na avaliação; em janeiro, faremos o planejamento e, entre fevereiro e março, o programa deve retornar”, afirmou Michael.
- Michael
- Camila
- Lucas
A servidora do Cras Rural, Camila Flores, que participou da primeira versão do Suas na Comunidade, realizada em 2020, quando ainda era um projeto, ressaltou os benefícios do programa. Segundo ela, a iniciativa é muito positiva, pois garante que as pessoas tenham acesso aos seus direitos e conheçam mais de perto os serviços da assistência social. “Principalmente na zona rural, as pessoas ficam distantes dos espaços de atendimento. Com o Suas na Comunidade, oportunizamos o acesso a esses serviços de forma mais fácil, sem a necessidade de deslocamento com transporte. Esse é o principal benefício do programa: permitir que as pessoas acessem os serviços nas comunidades onde moram”, relatou Camila.
As discussões foram mediadas pelo psicólogo Lucas Caires, que atua na Vigilância Socioassistencial. Ele explicou que, ainda nesta semana, haverá encontros para avaliação do programa com a equipe de gestão e os parceiros das demais secretarias da Prefeitura. “Todas essas etapas são necessárias para que possamos fazer uma avaliação mais abrangente de como foram as edições do programa em 2024 e para que as edições de 2025 possam ser planejadas sem grandes obstáculos”, concluiu Lucas.