Desenvolvimento Social
Postado em 1 de julho de 2024 as 13:07:32

Encerramento da terceira etapa do ciclo formativo “Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas”, realizada no Conquista Criança
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) encerrou, na última sexta-feira (28), a terceira etapa do ciclo formativo “Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas”, iniciado em abril de 2024. O encerramento reuniu a equipe de gestão do Suas, no Centro de Convivência Conquista Criança, e teve como objetivo discutir estratégias para o aprimoramento da execução da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em Vitória da Conquista.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, esse também é um momento de alinhamento da equipe visando qualificar o trabalho da gestão e de serviços da assistência social no município. “Nosso compromisso em Vitória da Conquista é fazer o que precisa ser feito para que o Suas cumpra a sua finalidade existencial. O que o Brasil tem de melhor nessa construção coletiva nacional, nós trouxemos para Vitória da Conquista, porque a gente sabe que isso é um direito dos nossos usuários e também dos nossos trabalhadores”, pontuou Michael.
- Michael
- As professoras Lígia, Abigal e Yheda, da esquerda para direita
Desde a primeira etapa, o seminário tem sido mediado pelas professoras Abigail Torres e Yheda Gaioli, que são referências nacionais na área de Assistência Social. Além disso, o encerramento contou com a presença da professora Ana Lígia Gomes, que também é referência nacional no assunto e tem experiência com gestão de informação e de benefícios eventuais e socioassistenciais.
Para a professora Abigail, a formação permanente contribui para que os profissionais estejam cada vez mais engajados no aprimoramento dos atendimentos direcionados às famílias. “Nossa expectativa sempre é que esse trabalho favoreça a reorganização, a atualização do trabalho cotidiano das equipes, a ampliação do acesso das pessoas e que, principalmente, redirecione a relação direta com o público. Esse é o foco, mudar a relação direta com o público para ser um espaço mais acolhedor, mais democrático, com maior capacidade de intervenção.
Nesta etapa do seminário, aproximadamente 100 trabalhadores do Suas foram separados em três turmas. Durante os encontros, os profissionais participaram de roda de conversa e de dinâmicas que abordaram a relação entre a proteção social, as famílias e os territórios; na perspectiva de gerar o fortalecimento de vínculos.