Desenvolvimento Social
Postado em 28 de abril de 2025 as 07:24:26

Esta etapa da oferta de cursos profissionalizantes contemplou moradores do território do Primavera
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Diretoria de Habitação de Interesse Social, iniciou mais uma etapa dos cursos de formação profissional da área de alimentos, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesta etapa, foram contemplados os moradores dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida e os beneficiários da Regularização Fundiária do território do bairro Primavera.
A iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes para o mercado de trabalho, garantindo maior autonomia financeira e social às famílias contempladas pelos programas de Habitação Popular. Para o diretor de Habitação de Interesse Social, Nildo Freitas, ofertar capacitações diretamente no território é também uma forma de facilitar o acesso dos moradores a direitos básicos. “É mais do que um curso, é uma oportunidade para que essas pessoas possam se capacitar, empreender e ampliar a renda familiar. Nosso compromisso vai além da moradia: nós queremos garantir condições para que as famílias conquistem a independência financeira e social. A qualificação profissional é um dos caminhos mais seguros para isso”, pontuou o diretor.
- Nildo Freitas
- Geiza Cavalcante
- Sirleide Almeida
Os cursos têm sido ministrados pela docente de alimentos do Senai, Geiza Cavalcante. Segundo ela, tem sido uma realização pessoal ministrar as aulas em turmas que são formadas por pessoas cheias de sonhos. “Para mim, é muito gratificante poder transferir o conhecimento que eu tenho para as pessoas e ver que elas estão desejando colocar em prática tudo que foi aprendido nos cursos. Aqui, tem pessoas que estão aprendendo do zero, mas tem também aquelas que já trabalham na área e vêm para se aperfeiçoar e pegar o certificado. Ver essa evolução de cada um é muito gratificante”, relatou a professora.
Até o dia 14 de maio, serão realizados no território do bairro Primavera os cursos de Produção de salgados e folhados, no turno matutino; e Fabricação de pizzas e massas, no vespertino. Em seguida, serão ofertados cursos de Produção de bolos e tortas, Pães especiais – massa doce, Pães especiais – massa salgada, Produção de sequilhos e petit four e Noções para a fabricação de salgados.
As duas turmas em andamento têm um total de 40 alunos inscritos. Dentre eles, está Sirleide Almeida, que é residente do condomínio Europa Unida. “Eu criei meus filhos fazendo bolo de forma amadora. Agora, eu estou tendo a oportunidade de expandir e me aperfeiçoar. Me formando aqui, eu quero começar a ensinar outras pessoas da família e quem sabe abrir meu próprio negócio. Esse é um projeto muito bom, que precisa continuar e alcançar mais bairros na cidade”, relatou a moradora.
Formação complementar
Os cursos profissionalizantes têm sido ministrados dentro da unidade móvel do Senai, que foi equipada para atender à finalidade das capacitações e fixada nas proximidades das áreas contempladas. Após o encerramento de cada turma, os participantes também terão acesso a oficinas com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Nova Cidade e com o Acessuas Trabalho, com a finalidade de receberem orientações de como preparar um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego.