O grupo foi formado no início de 2020

Para melhorar sua atuação na cidade, representantes do Grupo Ubuntu, formado por estudantes da Faculdade Santo Agostinho, estiveram reunidos na última quarta-feira (1º) com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias e sua equipe. Os representantes Mateus Rodrigues e Bernardo Santos apresentaram as ações realizadas pelo grupo no último ano, com destaque para o atuação junto à população em situação de rua, pauta principal do encontro.

Segundo os estudantes, o grupo já conta com 120 voluntários que atuam em várias frentes de atendimento, como a atenção às pessoas em situação de rua. “Nós entendemos, que apesar de termos feito diversas ações durante nosso primeiro ano de formação do grupo, não é nem 2% do que deveria ser feito, por isso, estamos aqui hoje, para focar no trabalho continuado e sabemos que para isso precisamos entender como funciona o atendimento à população em situação de rua, para oferecermos o nosso trabalho em prol a essas pessoas”, explicou Mateus.

Reunião contou com participação da Diretoria de Assistência Social e coordenações de Proteção Básica e Proteção de Média e Alta Complexidade

Michael fez um breve histórico da assistência social no Brasil e apresentou as unidades de atendimento que fazem parte da Rede de Proteção Social à População em Situação de Rua, que integram os serviços ofertados pela Prefeitura e também pelas Organizações da Sociedade Civil. “Nós temos uma rede que garante a esta população o direito à proteção e acesso às políticas públicas como a saúde e a educação. Neste momento, estamos nos organizando para iniciar um amplo reordenamento do atendimento prestado à esta população”, informou Michael que na oportunidade também parabenizou o grupo pelas ações realizadas.

Ao final do encontro, o grupo foi convidado a conhecer de perto cada uma das unidades de atendimento que fazem partes da rede socioassistencial que incluem, o Serviço de Abordagem Social, o Centro Pop Adulto, o Centro Pop Criança e Adolescente , Abrigos Provisórios I e II e demais unidades, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).