Semdes e Fainor articulam parceria visando melhorar a qualidade de vida de pessoas da terceira idade
Desenvolvimento Social
Postado em 27 de junho de 2024 as 08:36:57

Equipe da Semdes em reunião com a coordenação do curso de Engenharia da Computação da Fainor
Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniu com os coordenadores dos cursos de Engenharia da Computação, Administração e Ciências Contábeis, da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), visando iniciar uma parceria com o objetivo de ofertar atividades formativas para pessoas da terceira idade usuárias da Assistência Social de Vitória da Conquista. A iniciativa é parte do programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo, realizado em parceria com o Governo Federal, e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, por meio da promoção de atividades educativas, de saúde, de inclusão digital e de mobilidade física.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a participação da Fainor no programa irá contribuir para o aprimoramento dos debates sobre esses temas. “A colaboração da Fainor vai enriquecer nossas discussões e atividades. Será uma oportunidade valiosa para os alunos, que terão contato direto com uma população mais vulnerável, e para a Semdes, que poderá abordar temas essenciais que muitas vezes não recebem a atenção devida. Esta parceria tem o potencial de trazer inovações e soluções práticas que ajudarão a reduzir as vulnerabilidades”, destacou o secretário.
- Michael, na ponta da mesa
- Adalberto Oliveira
- Marcelo Guimarães
Um dos focos da parceria é garantir que a população idosa seja incluída digitalmente. Por esse motivo, a Semdes está articulando junto com a Fainor a possibilidade de criar bolsas de estágio para que os estudantes possam acompanhar as pessoas idosas, auxiliando no processo de aprendizagem de demandas básicas relacionadas à informática. “Temos desenvolvido diversos projetos junto com a Prefeitura. A ideia é que possamos levar os alunos para aplicar o que eles veem no dia a dia deles enquanto estudantes. Essa é uma oportunidade para que os estudantes levem para as comunidades o que eles estão aprendendo dentro da instituição, democratizando o acesso à tecnologia”, afirmou o professor do curso de Engenharia da Computação da Fainor, Adalberto Oliveira.
Na área de educação financeira, os idosos terão acesso a informações sobre como evitar o endividamento e sobre os cuidados com os empréstimos consignados. Para o coordenador dos cursos de ciências contábeis e Administração, Marcelo Guimarães, essa parceria será benéfica para ambas as instituições, gerando resultados positivos para a comunidade. “É extremamente importante porque nós atenderemos à comunidade local, ao mesmo tempo que estaremos incentivando a prática dos nossos alunos. Então estamos saindo das quatro paredes da sala de aula e alcançando o público que precisamos atender, levando esses conhecimentos adquiridos para a sociedade”, disse Marcelo.

Reunião com a coordenação dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Fainor