Com o objetivo de discutir estratégias para uma atuação conjunta entre as equipes da Defensoria e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), de Vitória da Conquista, o secretário Michael Farias se reuniu com a coordenadora regional da Defensoria Pública da Bahia, Kaliany Gonzaga, e com a assistente social da Defensoria, Millene Gramacho.

Os principais pontos de discussão da reunião, realizada nessa quarta-feira, 23, foram os avanços na política voltada para os direitos da criança e do adolescente, o reordenamento da política para a população em situação de rua e a participação da Defensoria no Programa SUAS na Comunidade, que busca descentralizar a oferta de serviços da política de assistência social.

Durante o encontro, o secretário Michael Farias reforçou o convite para que um representante da Defensoria Pública da Bahia integre o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua, que será implantado pela Prefeitura com a representação de diversas instituições que trabalham com a temática. Michael também destacou que o diálogo com a Defensoria Pública é uma forma de ter outra perspectiva sobre a população atendida pela assistência social. “Essa articulação visa uma ação mais integrada entre os órgãos de modo a potencializar a rede de proteção social no município”, afirmou.

A coordenadora regional da Defensoria Pública da Bahia, Kaliany Gonzaga, declarou que aproximar as relações entre a Defensoria e a Semdes é algo positivo, pois vai influenciar diretamente na oferta de serviços à comunidade. “Uma das formas de acesso à justiça é a mobilização em rede. A Defensoria entende que por meio do diálogo se constrói projetos efetivos de garantia de direitos. Acredito que a participação conjunta pode proporcionar às pessoas assistidas pela justiça, que suas necessidades sejam atendidas de maneira mais rápida e efetiva”, relatou Kaliany.