Desenvolvimento Social
Postado em 18 de abril de 2025 as 10:30:22

A comissão organizadora definiu que a conferência será realizada no final de maio
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou nesta quarta-feira (16) uma reunião com a presença de representantes do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG) para planejar as atividades da 4ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. A previsão é que o evento seja realizado nos dias 29 e 30 de maio.
Durante a reunião, foram discutidas questões operacionais como a formação das equipes de trabalho, mobilização da sociedade civil, estrutura do evento, organização dos grupos de discussão e o prazo para inscrição.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, reforçou o compromisso da gestão em garantir a participação social e a construção coletiva de políticas públicas para a população LGBTQIA+. “É muito importante que o município fortaleça espaços democráticos de escuta e proposição como as conferências. Estamos trabalhando para garantir que o evento aconteça com ampla participação popular e que ele resulte em propostas concretas, pensadas a partir da realidade local. A pauta LGBTQIA+ é um compromisso da gestão municipal e a conferência é uma oportunidade de avançar ainda mais nas políticas públicas para essa população”, afirmou o secretário.
A conferência de 2025 tem como tema “Fortalecendo as políticas públicas no território de Vitória da Conquista” e será dividida em quatro eixos de discussão: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+; Interseccionalidades e intersetorialidade; e Institucionalização da política nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+.
- Michael
- Isadora
- José Mário
A presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero, Isadora Almeida, destacou como a organização da conferência é uma tarefa desafiadora, especialmente por essa ser a primeira gestão do Conselho no município, mas garantiu que todos seguem empenhados para realizar um grande trabalho com discussões proveitosas. “Nossa equipe está junta construindo esse trabalho de forma organizada e com celeridade. O suporte da Semdes tem sido muito importante e as expectativas para o evento são excelentes. Estamos mobilizando a sociedade civil e os movimentos sociais para que as informações sobre a conferência possam ser disseminadas”, relatou Isadora.
Para o coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT da Semdes, José Mário Barbosa, a expectativa para a realização do evento é muito positiva, principalmente porque há nove anos o município não realiza conferências com discussões voltadas à política LGBTQIA+. “O público LGBTQIA+ cresceu muito no país. Novas identidades estão surgindo e o movimento vem se expandindo. Essa é uma realidade e precisamos discutir a identidade dessas pessoas e pensar políticas públicas para atendê-las. Esperamos que as discussões feitas aqui possam chegar até a conferência estadual, trazendo proposições importantes a partir da realidade do nosso município”, afirmou José Mário.