Clientes e lojistas dos shoppings de Vitória da Conquista recebem, nesta segunda (17) e terça-feira (18), panfletos de orientação sobre os direitos dos consumidores e as formas de negociação intermedidas pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado à Procuradoria-Geral do Município. A ação educativa, que faz parte da Semana Municipal de Defesa do Consumidor, é realizada hoje no Shopping Conquista Sul.

“A intenção é percorrer os principais centros comerciais da cidade, orientando lojistas e consumidores sobre os direitos do consumidor e também para solicitar a adesão dos nossos lojistas ao cadastro de pessoas jurídicas do Procon. É um cadastro que o Procon utiliza para fazer tratativas em busca de resolução consensual dos problemas apresentados pelos consumidores”, explicou o coordenador do Procon, Rafael Meira.

A intermediação por meio do cadastro simplifica o atendimento ao usuário do serviço e busca uma resolução célere e consensual para o conflito advindo de uma relação de consumo. O empreendedor Mário Magalhães, que estava no shopping para cortar o cabelo, aprovou a iniciativa. “Eu acho uma coisa boa, porque dá a oportunidade tanto para o empresário quanto para o cliente saber os direitos que eles têm, antes de qualquer problema judiciário”, disse.

O aposentado Euzano Santana foi uma das pessoas abordadas pelo Procon. Ele já foi comerciante e como consumidor também já teve problemas numa compra. “Eu acho interessante. Eu fui comerciante uns tempos e conheci um pouco do Procon. Nunca procurei o órgão e espero não procurar, mas é um ganho que o trabalhador e o pessoal, em geral, têm. Muitas vezes nós somos ludibriados quando a gente compra, e o Procon é uma válvula de escape para o trabalhador, para a pessoa em geral, para o cidadão”, comentou.

Durante essa semana, a equipe estará nos principais centros comerciais da cidade. Além do Shopping Conquista Sul, hoje, e do Boulevard, amanhã, o comércio da área central da cidade será atendido na quarta (19) e quinta-feira (20), e na sexta-feira, dia 21, o comércio do bairro Brasil.

O superintendente do Conquista Sul, César Zolim, colocou o estabelecimento à disposição para ações como a de hoje. “Estamos de portas abertas e com compromisso também, uma vez que os consumidores estão cada vez mais esclarecidos e necessitam de orientações eventuais sobre seus direitos. E o Conquista Sul não poderia ficar fora dessa iniciativa porque é um grande centro de compras, e há necessidade de que aqueles que atuam aqui tenham essa consciência e ofereçam para os consumidores toda essa legalidade sobre o processo de consumo de bens e serviços”, comentou o anfitrião.