Educação
Postado em 26 de maio de 2014 as 15:43:00
A Semana Mundial do Brincar começou nesta segunda-feira, 26, e segue até o próximo dia 30
Música, dança, brincadeiras e muita diversão. A semana começou animada para os alunos da Creche Municipal Paulo Freire (Caic). Isso porque teve início nesta segunda-feira, 26, e segue até o próximo dia 30, a Semana Mundial do Brincar, uma ação que tem o objetivo de resgatar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança.
Com atividades que unem diversão e aprendizagem a partir de brincadeiras espontâneas e dirigidas por educadores, a Semana envolverá cerca de 560 alunos, entre 2 e 5 anos de idade do Caic, além de 20 crianças, maiores de 6 anos, da Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes. “Durante esta semana teremos apresentação teatral, música, atividades psicomotoras, contação de histórias, caça ao tesouro, corridas e várias outras brincadeiras para a criança aprender se divertindo”, informou a diretora da Creche, Esther Andrade.
Além de educar de forma divertida e lúdica, a Semana Mundial também ocorre com a proposta de reunir crianças para incentivar a prática do brincar de forma coletiva. “O objetivo é que a criança aprenda de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo habilidades necessárias nessa faixa etária”, contou a professora Vanusa Santana.
A Semana Mundial do Brincar de Vitória da Conquista acontece com o tema “Deixa eu brincar, porque assim eu aprendo”. A proposta é reforçar a prática do brincar como uma ferramenta educativa indispensável para o desenvolvimento sadio da criança. “Toda brincadeira tem um lado pedagógico”, certificou Esther. Vitória da Conquista é a terceira cidade baiana a aderir à Semana, por meio da Creche Municipal Paulo Freire.
Para a criançada, participar da Semana do Brincar foi pura diversão e alegria. “Está muito bom”, disse Gabriel Lemos, de 4 anos. O aluno Wilisses Santos, de apenas 4 aninhos, antes mesmo de começar a participar da Semana já sabia muito bem o que queria. “Quero brincar no trenzinho”, contou. Letícia Manoele Santos, de 4 anos, disse que prefere o escorregador e dançar. “Estou muito feliz aqui hoje”, declarou.
Brinquedoteca – Na Creche Municipal Paulo Freire (Caic) o que não falta é espaço para a criançada brincar. Além do parque infantil, a instituição dispõe também de uma brinquedoteca totalmente equipada com materiais que fortalecem, por meio da brincadeira, o processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, há ainda o cantinho da leitura, espaço para a contação de histórias, feito com material reciclado.
Confira aqui a programação completa da Semana Mundial do Brincar.