Gestão e Inovação
Postado em 6 de dezembro de 2023 as 20:43:52
Na tarde desta quarta-feira (6), os participantes da Semana de Controle e Prevenção à Corrupção se dividiram nas sete oficinas realizadas na Faculdade Santo Agostinho (Fasa) do Boulevard Shopping e também no auditório do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O evento, que é realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Transparência, Controle e Combate à Corrupção (SMTC) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), em parceria com a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB), reúne cerca de mil participantes, cujo público é formado principalmente por membros de gestão de vários municípios baianos, que buscam aperfeiçoar seus mecanismos internos de fiscalização e combate à corrupção.
Uma das oficinas ministradas neste segundo dia foi “Prevenção à Corrupção em Contratos de Licitação – Nova Lei de Licitações”, e teve como facilitador Edimário Freitas, advogado especialista em licitações e secretário de Gestão e Inovação do município de Vitória da Conquista. A oficina enfatizou a aplicação da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que foi estabelecida em abril de 2021.
Edimário expressou sua satisfação em ver Vitória da Conquista sendo referência para os demais municípios do estado na prevenção e combate à corrupção. Ele também ressaltou o pioneirismo pela iniciativa do evento. “É importante compartilhar essas experiências de promover a transparência na gestão pública. Esperamos que as outras cidades se espelhem nesse trabalho e busquem replicá-lo.”, salientou o secretário.

Edimário
Controlador interno do município de Itacaré, Adjan Oliveira destacou que a nova lei de licitações foi um dos assuntos que mais despertou sua atenção entre as oficinas, devido à sua complexidade. “O município de Vitória da Conquista é uma referência nacional em transparência e gestão pública, servindo como exemplo para todos”, acrescentou Adjan.

Adjan