Alunos do Colégio Modelo participaram de palestras promovidas pela Coordenação de Juventude

Palestras, rodas de conversa, oficinas, sessões de cinema, música, etc. Com uma extensa programação, a Semana da Juventude tem atraído os jovens de Vitória da Conquista durante toda a semana.

Segundo o coordenador da juventude, Pedro Pithon, a proposta é levar aos estudantes temas de interesse para a construção de um diálogo entre o jovem e o poder público. “Fizemos uma programação especial que levará a várias escolas da zona urbana e rural temas que contemplam adolescentes de várias faixas etárias. A proposta é a de formar o jovem como cidadão”, garante o coordenador.

Na tarde desta terça feira (22), estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães participaram de duas palestras promovidas pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Coordenação da Juventude, no auditório do colégio.

As palestras sobre “ansiedade” e “segurança das redes sociais” foram ministradas, respectivamente, pelo psicólogo Bruno Mendes e pela estudante de direito Isabelle Cristine. Nelas, foram discutidos temas presentes no cotidiano dos jovens, como o controle da ansiedade nas vésperas das provas como o Enem e o vestibular e o comportamento dos jovens nas redes sociais.

Para Isabelle, a internet é uma ferramenta imprescindível para o jovem de hoje e, por isso, necessita dos devidos cuidados para seu uso. “Muitas vezes, não percebemos que nossas ações na internet têm consequências e implicações jurídicas. Dessa forma, todo ato reflete em uma responsabilidade que, no caso dos menores de idade, podem recair a seus pais. Viemos aqui alertá-los a ter esse cuidado”, explica.

As estudantes Nicole Bulhões e Dione Lima, vêem as políticas voltadas para o jovem como uma importante iniciativa. “Esse tipo de evento, além de mostrar que o poder público se importa com o jovem, demonstra o papel de protagonismo que o jovem tem na construção de uma sociedade”, afirma Nicole. “Muitos jovens de escola pública não têm condições de ir a um psicólogo, ou receber esse tipo de orientação. Essa é uma grande oportunidade de ter um novo aprendizado”, completa Dione.

A Semana da Juventude acontece entre os dias 21 a 26 de outubro em várias localidades do município. Confira a programação clicando aqui.