Desenvolvimento Social
Postado em 13 de março de 2024 as 15:40:18
A equipe do Selo Unicef se reuniu, nesta quarta-feira (13), com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescente (Comdica), para realizar o monitoramento dos indicadores de impacto social em 2023 e avaliar o desenvolvimento do plano de ação construído no início da edição, no período de 2021 a 2024.
Durante a reunião, a articuladora do Selo Unicef, Laís Pinheiro, apresentou todas as atividades realizadas nesses quase quatro anos e relembrou as ações que ainda serão desenvolvidas até o final da edição. “Nós temos três entregas para executar ainda esse mês, até dia 31, e outras para serem executadas até o dia 30 de junho, que é quando o Selo Unicef encerra as atividades no município. Então, nesse ano de 2024, vamos entregar todas as solicitações feitas no Selo e a gente está em busca de mais uma certificação”, pontuou a articuladora.
Em sua fala, Laís Pinheiro também ressaltou a importância da atuação intersetorial das políticas públicas para que o município conseguisse desenvolver ações nas sete áreas, recomendadas pelo Unicef. São elas: 1) desenvolvimento infantil na primeira infância; 2) educação de qualidade para todos; 3) hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; 4) oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; 5) desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; 6) prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e 7) proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.
De acordo com o presidente do Comdica, Joabe Oliveira, esse é também um momento de prestação de contas para que o conselho possa acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido com crianças e adolescentes da cidade. “O Conselho fica muito contente em ter esse feedback, porque nós somos também um dos órgãos que ajudou a tornar tudo isso possível na nossa cidade. E esse momento junto com a equipe do Selo Unicef é muito importante para que o Comdica possa acompanhar o andamento das ações que o Selo tem realizado no município”, disse Joabe.
Vitória da Conquista no Selo Unicef
Ao finalizar essa edição, Vitória da Conquista conclui o terceiro quadriênio consecutivo de adesão ao Selo Unicef, iniciativa lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), assumindo publicamente o compromisso de priorizar crianças e adolescentes, por meio da implementação de políticas públicas de promoção de direitos referentes à saúde, educação, participação social e proteção contra à violência.
Durante esse período, o município tem participado de capacitações, recebido bibliografia e suporte técnico da equipe do Unicef e parceiros, de modo a desenvolver um plano de ações de mobilização e conscientização da comunidade local para participação ativa e acompanhamento da evolução de indicadores sociais.