Painel sobre Segurança Pública

O segundo dia do I Encontro Municipal da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que acontece no auditório Lúcia Dórea (Cemae), nesta quinta-feira (14), iniciou com o painel “O papel da Segurança Pública, da Defensoria Pública e da OAB no enfrentamento à violência doméstica”. A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Christie Correia, e tenente da Polícia Militar da Ronda Maria da Penha, Joyce Nádilla, participaram do debate coordenado pela secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

Geanne destacou que infelizmente o estado da Bahia possui um alto índice de violência contra a mulher. “Por isso, precisamos ampliar ainda mais a nossa rede de enfrentamento à violência doméstica. Vitória da Conquista é um dos municípios com a rede instalada, temos às políticas de assistência social, a Secretaria de Política Pública para as Mulheres, o CRAV, a DEAM, e agora, dia 8 de março, a prefeita Sheila instalou a Casa Rosa, então somos um governo com alto compromisso e com ações efetivas em defesa dos direitos da mulher”.

Durante sua apresentação, a delegada Christie ressaltou a importância da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. “Durante todo o ano de 2023, nós fizemos várias reuniões da rede, e foi identificado a necessidade de cada órgão pontuar a sua atividade para que os outros órgãos atuantes da rede pudessem identificar e trabalhar em conjunto para superar a violência doméstica que é um crime complexo. Ou seja, para apurar um crime de violência doméstica, não basta identificar a materialidade e a autoria do crime, encaminhar a situação judiciária. É necessário também identificar as vulnerabilidades dessa mulher”.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para Mulheres, Nádia Cardoso, falou da importância da realização do encontro dentro da programação do 8 de Março. “Isso é de extrema importância porque a gente vê os órgãos se unindo, se juntando para falar, para discutir, para debater sobre o combate à violência contra a mulher. Nós sabemos que os índices de violência de Vitória da Conquista, infelizmente, ainda continuam altos. Então, quando a gente une essa rede para discutir, a gente se une também para enfrentar, para combater, para que mulheres sejam salvas”.

Para a presidente da União de Mulheres de Vitória da Conquista e membro dos conselhos Municipal e Estadual da Mulher, Maria Otília Soares, a realização do evento é muito importante para o fortalecimento da rede. “O evento é de suma importância, principalmente no mês de março, porque traz a tona um problema que ainda não foi sanado pela nossa sociedade, infelizmente em pleno século XXI a gente ainda convive com a violência doméstica e a violência contra à mulher”.

Auditório do Cemae

O evento segue até as 17h desta quinta-feira, com a realização dos painéis: “Políticas públicas e enfrentamento à violência: desafios, avanços e perspectivas” e “A importância da perspectiva de gênero no enfrentamento à violência contra mulheres”.