Estabelecer um canal de diálogo com todas as unidades de ensino é o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que já reiniciou as reuniões com os gestores escolares após o período de recesso escolar. Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Ministério da Agricultura, foram discutidas demandas e ações nas áreas de segurança, infraestrutura, educação especial e infantil, caixa e legalização escolar, entre outras.

Segundo o secretário Edgard Larry, o encontro mostra a preocupação do Governo para Pessoas em estabelecer um diálogo franco e aberto, procurando conhecer a realidade de cada instituição, e resolver as demandas. “Todas as questões apresentadas são anotadas para os devidos encaminhamentos. O trabalho não para. Sabemos que não é possível resolver tudo de imediato, mas um parecer no próximo encontro vamos apresentar”, disse. Ele ainda destacou que a educação infantil é uma das prioridades da gestão, pois é o trabalho de base para a educação fundamental.

Representando a Guarda Municipal, o inspetor Ubaldino Ribeiro apresentou o Plano de Segurança desenvolvido pela corporação e a retomada das rondas periódicas com o retorno das aulas. “A nossa equipe está em constante capacitação e à disposição da comunidade escolar, porque entendemos que o combate à violência é um trabalho coletivo”, disse.

A coordenadora pedagógica da creche conveniada Bela Vista, Valnice Barbosa Santos, considerou importante esse diálogo. “Estamos retornando para o segundo semestre. É uma reunião para os diretores, secretários e coordenadores poderem pontuar as demandas de suas instituições. O secretário abriu espaço tanto para que nós pudéssemos falar, como também para os demais funcionários de todos os setores. Foi muito positivo e com pontos esclarecedores”.

A diretora do Cmei Senhorinha Cairo, Cristiane Conceição de Souza, também classificou como importante o encontro, pois foi apresentada a real situação de cada unidade e o que tem sido feito pela Smed. “Discutir, propor, porque eu acredito fielmente que o que dará certo é justamente darmos as mãos, ouvir e pensarmos juntos nas soluções”.

Participaram deste encontro, no período da manhã, representantes das creches conveniadas, identificadas como Polo VI (Creches Bela Vista, Criança Esperança, Dinaelza Coqueiro, Jesus de Nazaré, Jurema, Lar da Criança Meimei, União e Força, Vivendo e Aprendendo). E à tarde foi a vez das instituições identificadas como Polo VII (Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Senhorinha Cairo, Anna Gerúzia, Professor Antônio Moura, Auxêncio Dias e Prascóvia Menezes, no Jardim Valéria).