Após o recesso junino, as escolas da Rede Municipal de Ensino já estão retomando a rotina das aulas. Nesta segunda-feira, 14, muitas instituições receberam os alunos para o início de uma nova fase no calendário letivo. Na Escola Municipal Iara Cairo de Azevedo, por exemplo, o clima foi de animação nessa manhã. Isso porque, após o recesso, os estudantes voltaram ao reencontro de colegas, professores e monitores. A instituição atende a 158 alunos, da educação infantil ao segundo ano do ensino fundamental.

Os primeiros dias de volta às aulas exigem uma preparação diferenciada por parte da Administração e do corpo docente da escola, conforme explicoua diretora Márcia Cristina Rocha. “Eles ficaram grande tempo em casa, então agora a gente tem que procurar fazer atividades mais dinâmicas e criativas, para que eles se adaptem novamente à escola”, informou. Cumprindo com as expectativas, a diretora destacou ainda que o clima de recepção foi o melhor possível.

A felicidade das crianças em voltar ao ambiente escolar é facilmente visível. A reintegração à rotina da sala de aula pode exigir alguns esforços, mas sem dúvidas também traz muita alegria. A aluna Ester Silva, de 8 anos, deixou claro esse sentimento: “Eu gostei muito de voltar. O que eu mais gosto de fazer aqui é estudar. Tenho vários amigos e gosto muito das professoras também”.

Ester e Victor

Já Victor Santos, de 6 anos, não escondeu que o seu entusiasmo com a volta às aulas está diretamente ligado ao fato de reencontrar as pessoas que marcam presença na sua vida escolar. “Eu amo meus amigos. Por isso, eu queria muito vir para a escola porque eles estavam sentindo falta de mim. As professoras e meus colegas estão brincando comigo, e eu estou gostando muito”, revelou.

Ricardo Marques

Calendário letivo – Quanto ao calendário letivo, o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, salientou que ele está garantido.“Vamos assegurar os 200 dias letivos, e finalizar o ano conforme o planejado”, certificou o gestor. Para cumprir à risca a carga horária, algumas aulas ainda serão ministradas aos sábados.