O Brilha Conquista, responsável por revolucionar o parque de iluminação pública de Vitória da Conquista com a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED, avança em todo o município. Nesta segunda etapa, o programa chegou ao loteamento Laje Grande, com instalação de 40 luminárias de LED na última semana. O trabalho está sendo executado pela empresa Consórcio SPE Iluminação, sob a supervisão da Coordenação Municipal de Iluminação Pública, ligada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).

Ramon Soares

As lâmpadas de LED utilizadas no programa oferecem maior eficiência energética, melhor luminosidade e menor custo de manutenção, beneficiando diretamente centenas de famílias que vivem no entorno. Nesta segunda etapa do Brilha Conquista, cerca de 4.500 novas luminárias de LED serão instaladas, concluindo a nova iluminação no município.

De acordo com o coordenador municipal de Iluminação Pública, Ramon Soares, o critério para ampliação do sistema é o crescimento do número de residências e a demanda por novas áreas iluminadas. “Observamos uma satisfação muito grande da população. Em Laje Grande, havia trechos sem iluminação, e agora, com as novas lâmpadas, a segurança e a mobilidade noturna melhoraram muito. Iluminar é também uma forma de prevenir furtos e roubos, além de facilitar o trânsito e o deslocamento da população à noite”, destacou o coordenador.

Nessa etapa, já foram contemplados o povoado de Periperi e o loteamento Chácaras do Morumbi, nas proximidades do Distrito Industrial, além do povoado Mãe Eleotéria, na região de José Gonçalves.

Mais qualidade de vida

Vera Lúcia da Silva, que reside há 40 anos no loteamento, disse estar emocionada com as mudanças. “Sem a iluminação aqui ficava muito perigoso, e a gente vivia pedindo a Deus pra que nada acontecesse. Hoje, vendo o pessoal instalando as luzes, é uma alegria imensa. Tudo iluminado, tudo mais seguro”, afirmou Vera.

Gilmário Oliveira, outro morador da localidade, elogiou a qualidade das novas lâmpadas e o atendimento rápido da manutenção pública. “A qualidade de vida melhorou muito. As lâmpadas antigas não clareavam como as de LED, agora está tudo bem mais visível. E o serviço é rápido: mandei mensagem e o pessoal veio logo fazer a troca”, disse o morador.

Programa Brilha Conquista

Ao todo, a Prefeitura de Vitória da Conquista instalou, na primeira etapa do Brilha, 34.084 luminárias, com um investimento estimado em R$ 13 milhões anuais, recursos provenientes da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) – tributo incluído nas contas de energia elétrica e repassado pela Coelba para a Prefeitura.

Entre os benefícios do Brilha Conquista estão maior qualidade da iluminação pública, o que proporciona mais segurança para os moradores, e mais economia para os cofres públicos, que chega a mais de 45%.

As luminárias têm vida útil maior em relação às lâmpadas convencionais, cerca de 100 mil horas, enquanto as outras são 20 mil horas, havendo menor necessidade de manutenção e substituição dos pontos de luz.

Brilha Conquista

Aplicativo

Após a conclusão da primeira etapa do Brilha Conquista, o Governo Municipal lançou o aplicativo do Sistema de Gestão de Iluminação Pública (SGIP), que completou 1 ano de funcionamento no final de junho deste ano, com o objetivo de facilitar o gerenciamento do sistema de iluminação.

Por meio de solicitações de manutenção, os moradores podem acessar o aplicativo para informar sobre problemas técnicos nos pontos de iluminação, o que torna a resposta mais rápida e ágil.

Para acessar o aplicativo, as pessoas precisam acionar a play store, no sistema Android do telefone celular, e, no campo de busca, digitar “Brilha Conquista”. Em seguida, clique em “Instalar”. Assim que o dispositivo estiver instalado, o usuário já poderá utilizá-lo para solicitar serviços de manutenção.

Após a solicitação do cidadão, a empresa responsável pela instalação das novas luminárias avalia o pedido e aciona a equipe para executar o serviço. No entanto, o procedimento obedece a critérios de urgência de acordo com a triagem e aprovação das ordens de serviço.

Aquelas pessoas que preferirem solicitar o serviço também pode ir até a sede da Sesep, localizada na Praça Catão Ferraz, s/n, Centro (Ceasa).