Na tarde dessa quarta-feira (24), aconteceu no auditório do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, o lançamento oficial da 2ª edição do projeto: “Trançando Africanidades – Vivências Afro-brasileiras na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista”. O projeto, criado pela Secretaria Municipal de Educação, tem a finalidade de apresentar e discutir o legado da cultura afro-brasileira nas escolas.

A coordenadora pedagógica do núcleo de diversidade das relações étnico-raciais, Greyce Reis, fala que a proposta do evento é a de “rememorar, ressignificar e valorizar o legado africano e as relações étnicas, trazendo isso para pauta das ações pedagógicas nas escolas”. O projeto, que tem a duração de três meses, será fechado no dia 23 de novembro, como parte das comemorações à Semana da Consciência Negra, “onde acontecerá uma feira cultural em que os alunos irão expor trabalhos sob essa temática”, complementou Greyce.

Nesta edição, o projeto homenageará Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, países africanos de língua oficial portuguesa. Durante a abertura, houve uma apresentação musical de um grupo de percussão formado por estudantes.

As inscrições para o evento poderão ser feitas até o dia 3 de outubro através do Link: http://smed.pmvc.ba.gov.br/projetota/inscricao/

Dessa forma, centros de educação infantil, escolas e círculos escolares da Rede Municipal de Ensino, interessados em expor atividades ligadas à temática, poderão participar do projeto.