A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) divulgou o balanço referente ao terceiro trimestre de 2025 da Operação Cata-Bagulho, iniciativa que vem contribuindo para a limpeza urbana e para a destinação adequada de resíduos de grande porte.

No mês de julho, foram retiradas cerca de 16 toneladas de material, destinados ao aterro sanitário e cooperativas de reciclagem. As regiões atendidas foram os bairros Urbis 2 e 3, Santa Cruz, Bruno Bacelar, Cidade Maravilhosa, Nova Cidade, Guarani, Urbis 1, Terras do Remanso, Cidade Modelo e Esplanada do Parque.

Em agosto, foram 15 toneladas de inservíveis, e os bairros contemplados foram Urbis VI, Jurema, Senhorinha Cairo, Bairro Brasil e Patagônia.

Já no mês de setembro, foram retiradas 35 toneladas nos bairros Guarani, Comveima 1, Alegria, Bem Querer, Candeias, Inocoop 1, Urbis IV, Urbis V, Miro Cairo, Loteamento Vila Marina e Recanto dos Pássaros.

No período de três meses, a operação recolheu 66 toneladas de resíduos, reforçando o papel da ação na melhoria da limpeza pública, no descarte irregular e na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

A Operação Cata-Bagulho, que é realizada com caminhão específico e equipe preparada, retira de circulação objetos de difícil descarte, como móveis velhos, pneus e outros materiais volumosos. Além disso, promove uma ação educativa junto à população, orientando sobre descarte correto e práticas de preservação ambiental.