A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai receber do Núcleo Regional de Saúde (NRS) uma grande quantidade de vacinas da AstraZeneca/Fiocruz que será destinada para a vacinação com a 3ª dose, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Até então, o município vinha administrando a dose reforço com a vacina da Pfizer, de acordo com as remessas de doses recebidas e já aplicadas, mas passará a utilizar também a Astrazeneca, a partir desta semana, independente do tipo de vacina que a pessoa tenha recebido como 1ª e 2ª doses.

A SMS reforça, ainda, que desde o mês de dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde já havia autorizado, por meio da Nota Técnica Nº 65/2021, que a vacinação com a dose reforço pudesse ser feita também com o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz, na falta da vacina Pfizer.

Quanto à eficácia do reforço com esta vacina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma pesquisa realizada por investigadores da própria instituição, da Universidade de Oxford e de diferentes instituições, revelando que uma terceira dose da vacina AstraZeneca aumenta significativamente os níveis de anticorpos neutralizantes contra a variante Ômicron.

A previsão é que o município irá receber, ainda nesta semana, cerca de 15 mil doses dessa vacina para realizar a vacinação de reforço.