O sábado (25) foi de muito movimento nas unidades de saúde da zona urbana de Vitória da Conquista. O motivo foi a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, no município, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

Também foram aplicadas doses das vacinas contra sarampo, para pessoas entre 1 e 59 anos; HPV, para adolescentes de 9 a 19 anos; e dengue, para adolescentes de 10 a 14 anos.

Secretária de Saúde, Fernanda Maron explicou que se trata de uma campanha nacional do Ministério da Saúde, que vai até o dia 31 de outubro, e destacou a importância da vacinação tanto para a saúde individual quanto coletiva dos cidadãos. 

“É uma campanha com o objetivo de atualização da carteira vacinal das crianças e adolescentes até 15 anos. Mas lógico que é o momento para que todos, idosos, gestantes e o público alvo, venham vacinar. O Dia D do Ministério da Saúde foi no dia 18, mas como o município estava com diversas ações referentes ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, nós decidimos realizar o nosso dia D da campanha hoje. Vacinar é um ato de responsabilidade, é um ato de amor”.

Fernanda Maron

Uillians dos Santos foi um dos primeiros a chegar na Unidade de Saúde Régis Pacheco. Ele e a esposa foram levar o filho Apolo, de 4 anos, para completar a caderneta com diferentes vacinas, como varicela (catapora) e febre amarela. “É muito importante manter o quadro vacinal em dia. Minha esposa ficou sabendo da campanha, eu cheguei de viagem ontem e já vim aqui para vacinar ele. É muito importante ter essa segurança de que o nosso filho está saudável, por conta da circulação de vírus”. 

Já a nutricionista Jaiane Damaceno aproveitou que a ação foi fora do horário de trabalho para levar o pequeno Samuel para se vacinar. Ela afirma que, por ser uma profissional de saúde, conhece muito bem a importância das vacinas. “Para a gente é um evento super importante. Eles sempre tiveram um esquema completo e, como eu trabalho durante o dia, um sábado é uma oportunidade que a gente não pode deixar passar de aproveitar para completar o esquema de vacinação. Todas as pessoas que têm essa consciência deveriam trazer seus filhos, aproveitar a campanha para completar o esquema com as vacinas que estiverem faltando”.

Atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Panorama

UBS Admário Silva Santos